028_alternat_port

É possível ajudar nosso fígado?

01/08/2005

A Associação de enfermeiras holísticas dos Estados Unidos (The American Holistic Nurses' Association) indicam algumas formulas para que as pessoas cuidem seus fígados, a saber:

1 - Substitua o café da manhã por um suco contendo duas laranjas, 1 dente de alho, 1 colher de sopa de azeite de oliva e o suco de dois limões. Após isto beba duas xícaras de água morna ou de duas xícaras de chã de alguma erva como dente de leão, ou aveia, menta ou trevo vermelha. Não se alimente até a hora do almoço.

2 - Para limpar o fígado e indicado comer alcachofras, suco de limão, aipo e mamão.

3 - Faça uso diário da Sylimarina (cardo de leite).

4 - Prefira carnes brancas, como peixe e frango. Evite açúcar, álcool, café ou chã, frituras, farinhas processadas, sal, especiarias fortes, alimentos contendo preservativos, aditivos ou vitaminas sintéticas, cebola, rabanetes e alho (exceto na bebida indicada no ponto 1).

5 - Coma alimentos fermentados, como pepinos em conserva ou chucrute ou outros legumes fermentados, pois estes estimulam o fígado.

6 - Coma alimentos que limpam o fígado, como abacaxi, aipo, salsa e uvas.

7 - No almoço e jantar coma duas colheres de beterraba ralada misturada com uma colher de sopa de azeite de oliva e uma sopa de suco de limão.

MEU COMENTÁRIO:

Acho estas recomendações um pouco radical para meu gosto. Somos democraticos. Deixo para cada um interpretar, sem realizar comentários. Mais que um artigo o presente e um resumo de curiosidades, de informar diversos pontos de vista que em alguns casos podem ser validos.



Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO