029_alternat_port

O efeito benéfico dos anti-oxidantes

09/05/2005

Neste artigo publicado em Hepatogastroenterology a equipe do Dr. Emery relata um estudo desenvolvido em Francia no qual estuda o processo oxidativo dos radicais livres e o efeito dos anti-oxidantes para evitar os danos que eles podem causar.

O estudo foi realizado usando um anti-oxidante em pó conhecido comercialmente como Biofactor Antioxidante, ou AOB, já utilizado em vitimas de radiação, como aconteceu na usina de Chernobyl, o qual se trata de uma mistura fermentada de germe de soja, farelo de arroz, sementes de sesamo, farelo de trigo, extrato de limão, chá verde, e arroz malteado entre outros extratos ou ervas.

Trinta pacientes participaram do estudo realizado na modalidade duplo cego se utilizando o anti-oxidante e um placebo. O anti-oxidante foi administrado a 15 pacientes durante três meses e o grupo controle recebeu um extrato de ervas sem nenhum efeito anti-oxidante.

Foram controlados antes e ao final do tratamento os marcadores bioquímicos dos fatores anti-oxidantes, as transaminases e a carga viral. O sistema de defesa do organismo melhorou sensivelmente, as transaminases ALT/TGP e AST/TGO diminuíram em 11 dos 15 pacientes que receberam os anti-oxidantes e a carga viral permaneceu inalterada.

Não foram relatados efeitos adversos e não foram realizadas biopsias por se tratar de um período curto de observação.

Após os três meses do estudo a maioria dos pacientes recebeu o tratamento normal com interferon peguilado e ribavirina. Após seis meses do final do tratamento foi encontrada uma resposta sustentada em 5 dos 9 que tinham recebido o pré tratamento com os anti-oxidantes. Dos sete pacientes que tinham recebido só o placebo e foram tratados com interferon e ribavirina nenhum conseguiu a resposta sustentada.

MEU COMENTÁRIO:

Se trata de um estudo pequeno, porem e altamente significativo se observar a disparidade na resposta sustentada conseguida nos dois grupos. Estes resultados devem encorajar novos estudos e tentativas em relação ao uso dos anti-oxidantes combinados ao tratamento da hepatite C com interferon e ribavirina.

Fonte:
Hepatogastroenterology. 2005 Mar-Apr;52(62):530-6. - Oxidative stress in chronic hepatitis C: a preliminary study on the protective effects of antioxidant flavonoids. - Emerit I, Huang CY, Serejo F, Filipe P, Fernandes A, Costa A, Freitas J, Baptista A, Carneiro de Moura M. - Institut Biomedical des Cordeliers, Universite de Paris VI, Paris, France.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO