036_alternat_port

Produtos naturais à base de plantas e efeitos adversos sobre o fígado

01/03/2015

Produtos à base de plantas têm sido usados durante séculos entre os povos indígenas para tratar sintomas e doenças. Recentemente, a sua utilização em países ocidentais tem crescido significativamente, rivalizando com os medicamentos.

Atualmente, os produtos à base de plantas são utilizados principalmente para perda de peso e aumento da musculatura, mas também para melhorar o bem-estar e sintomas de doenças crônicas.

Muitas pessoas acreditam que porque são naturais, eles são eficazes e seguros, no entanto, estas crenças são errôneas. Poucos produtos à base de plantas foram estudados em ensaios clínicos controlados e bem desenhados em pacientes com doenças no fígado, apesar dos depoimentos em contrário encontrados em sites de venda de produtos naturais na internet.

Produtos à base de plantas não são mais seguros do que os medicamentos convencionais e muitos deles tem causado lesão hepática grave o suficiente para exigir um transplante de fígado ou causar a morte. Além disso, a sua eficácia e segurança não são avaliados por agências reguladoras, e há incerteza sobre o conteúdo constante nos rótulos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Herbal Products and the Liver: A Review of Adverse Effects and Mechanisms - Leonard B. Seeff, Herbert L. Bonkovsky, Victor J. Navarro, Guqi Wang - Gastroenterology - 2015 (148): 3: 517-532.e3


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO