040_alternat_port

Ervas que devem ser totalmente evitadas durante o tratamento da hepatite C

23/01/2017

Nenhuma erva ou suplemento, seja alimentar ou para emagrecer, deve ser ingerida DURANTE O TRATAMENTO da hepatite C, pois podem provocar interações medicamentosas com o tratamento, e até existem algumas que devem ser evitadas totalmente sob risco de perder o tratamento. Conheça algumas delas.

Alfafa

Pode causar uma escassez de glóbulos, para aqueles com cirrose ou doentes submetidos a tratamento. Pode ligar-se com o ferro, assim que os pacientes com sobrecarga de ferro e outras doenças hepáticas devem usar com cautela. Transplantados de órgãos devem evitar alfafa.

Aloe (Aloe vera)

Tomar aloe pode causar hepatite aguda (inflamação do fígado) e aumentar as enzimas do fígado.

Alcachofra

Alcachofra é um ingrediente comum em formulações de "apoio do fígado". Um estudo de pacientes com hepatite C usando alcachofra não mostrou melhora das enzimas hepáticas, carga viral, ou sintomas após 12 semanas. Evite com obstrução do ducto biliar ou cálculos biliares. Use com cautela em pacientes de fígado com problemas de coagulação, a alcachofra pode aumentar o risco de hemorragia.

Unha de Gato

Não tome a unha de gato durante o tratamento da hepatite C.

Echinacea

Apresenta risco de toxicidade do fígado aumentado quando usado com outros potencialmente hepatotóxicos ou medicamentos. Não tome a echinacea durante o tratamento da hepatite C.

Alho

Pode diminuir a capacidade de coagulação, não tome suplementos de alho durante o tratamento da hepatite C. Comer alho é provavelmente seguro.

Ginkgo Biloba

Pode diminuir a capacidade de coagulação. Não tome ginkgo biloba durante o tratamento da hepatite C.

Ginseng

Pode alterar os testes de função hepática. Pode diminuir a coagulação do sangue. Não tome ginseng durante o tratamento da hepatite C.

Raiz de alcaçuz

Deve ser evitado por qualquer pessoa com cirrose ou doenças hepáticas colestáticas. Pode piorar a ascite. Pode diminuir as enzimas hepáticas. Não tome alcaçuz durante o tratamento da hepatite C.

Melatonina

A melatonina tem sido associada à hepatite autoimune. Não tome melatonina durante o tratamento da hepatite C.

Milk Thistle (Silybum marianum) (Cardo de Leite)

Não tome o cardo de leite (Milk Thistle) durante o tratamento da hepatite C especialmente se o tratamento incluir o simeprevir.

Hortelã (Menta piperita)

Evite óleo de hortelã se você tem danos no fígado ou obstrução das vias biliares. Use chá de hortelã em quantidades moderadas e com cautela. Use sob supervisão médica se tomar medicamentos anti-rejeição, como a ciclosporina. Não tome hortelã durante o tratamento da hepatite C.

Erva de São João (Hypericum perforatum)

Pode alterar os testes de função hepática. Houve relatos de casos de rejeição de órgãos transplantados em pessoas usando erva de São João com a ciclosporina. Não tome durante o tratamento da hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO