05/02/2007
O Chá poderia perder seus benefícios ao ser ingerido com leite
A revista européia do coração (European Heart Journal) publica uma pesquisa realizada no Charité Hospital, de Berlim, Alemanha, a qual pode ser uma notícia ruim para quem faz uso do chá por seus efeitos benéficos dos antioxidantes, mas gosta beber o mesmo com leite.
Os pesquisadores confirmaram que o chá preto melhorou significativamente a capacidade de relaxamento e dilatação dos voluntários que participaram do estudo, mas ao preparar a bebida junto com leite, o tradicional chã com leite, o efeito era totalmente anulado. Para confirmar o efeito os pesquisadores realizaram também a mesma experiência em ratos de laboratório, confirmando na dissecação das veias aortas e nas células endotielales o mesmo efeito observado nos seres humanos.
O resultado, segundo os autores da pesquisa é um alerta para os consumidores de chã que misturam o mesmo com leite, pois podem estar perdendo os benéficos efeitos antioxidantes do chá.
A inibição do efeito cardiovascular é devido a um grupo de proteínas chamadas de caseínas, as quais inter-reagem com o chá reduzindo a concentração de catequinas na bebida. As catequinas são os flavonoides do chá que causam os efeitos benéficos no organismo.
Verena Stangl, professora de cardiologia e co-autora do estudo explica que "existe uma grande variedade de estudos experimentais e clínicos que indicam que o chá tem efeitos antioxidantes, antiinflamatorios e vasodilatadores, e que desse modo protege contra as cardiopatias. Devido a que o consumo mundial de chá só é inferior ao consume da água, seus efeitos benéficos representam uma importante questão de saúde pública. Mas até agora não se sabia se acrescentar leite ao chá, como é habitual em muitos países, influía nestas propriedades protetoras". Acrescenta ainda que o resultado encontrado sobre a inibição do efeito dilatador das artérias do coração pode, em princípio, também inibir outros efeitos benefícios do chá, como seu efeito antiinflamatório, a prevenção de alguns cânceres e o aumento do sistema imunológico, mas que novos estudos serão necessários nestas áreas.
O resultado do estudo foi realizado com o chá preto já que o chá verde e em geral bebido puro, sem leite.
Carlos Varaldo
Grupo Otimismo
 |
GRUPO OPTIMISMO DE AYUDA AL PORTADOR DE HEPATITIS
ONG - Registro n°.: 176.655 - RCPJ-RJ - CNPJ: 06.294.240/0001-22 Rio de Janeiro - Brasil
Tel. (55.21) - 9973.6832
e-mail: hepato@hepato.com Internet: www.hepato.com |
05/02/2007
El Té podría perder sus beneficios al ser ingerido con leche
La revista europea del corazón (European Heart Journal) publica una investigación realizada en el Charité Hospital, de Berlín, Alemania, la cual puede ser una noticia mala para quien haga uso del té por sus efectos benéficos de los antioxidantes, pero gusta beber la misma con leche.
Los investigadores confirmaron que el té negro mejoró significativamente la capacidad de relajamiento y dilatación de los voluntarios que participaron del estudio, pero al disponer la bebida junto con leche, el tradicional Té con leche, el efecto era totalmente anulado. Para confirmar el efecto los investigadores realizaron también la misma experiencia en ratones de laboratorio, confirmando en la disecación de las venas aortas y en las células endotielales el mismo efecto observado en los seres humanos.
El resultado, según los autores de la investigación es un alerta para los consumidores de Té que mezclan la misma con leche, pues pueden estar perdiendo los benéficos efectos antioxidantes del té.
La inhibición del efecto cardiovascular es debido a que un grupo de proteínas llamadas de caseínas, las cuales interaccionan con el té reduciendo la concentración de catequinas en la bebida. Las catequinas son los flavonoides del té que causan los efectos benéficos en el organismo.
Verena Stangl, maestra de cardiología y coautora del estudio explica que "existe una grande variedad de estudios experimentales y clínicos que indican que el té tiene efectos antioxidantes, antiinflamatorios y vasodilatadores, y que de ese modo protege contra las cardiopatías. Debido a que el consumo mundial de té solo es inferior a lo consume del agua, sus efectos benéficos representan una importante cuestión de salud pública. Pero hasta ahora no se sabía si añadir leche al té, como es habitual en muchos países, influía en estas propiedades protectoras". Añade aunque el resultado encontrado sobre la inhibición del efecto dilatador de las arterias del corazón puede, en principio, también inhibir otros efectos beneficios del té, como su efecto antiinflamatório, la prevención de algunos cánceres y el aumento del sistema inmunológico, pero que nuevos estudios serán necesarios en estas áreas.
El resultado del estudio fue realizado con el té negro ya que el té verde y en general bebido puro, sin leche.
Carlos Varaldo
Grupo Optimismo