012_trat_med_port

Telaprevir - 20 gramas de gordura

03/06/2012

Pacientes em tratamento da hepatite C utilizando o inibidor de protease Telaprevir ("Inciveck®" ou "Incivo®") devem tomar cada uma das três doses diárias a cada oito horas, não esquecendo que devem ingerir uma refeição que contenha aproximadamente 20 gramas de gordura 30 minutos antes de tomar o Telaprevir.

As 20 gramas de gordura é o mínimo de gordura que deve ser sempre rigorosamente respeitado, em todas as doses, mas tenha cuidado para não exagerar para evitar ganhar algum peso extra ou um aumento do colesterol. Evite gordura "trans" ou alimentos com baixo valor nutricional.

Seguramente o médico vai dar exemplos de alimentos que o paciente pode comer e certamente entre as muitas sugestões, para não ficar repetitivo e entediante, temos os seguintes exemplos de refeições com 20 gramas de gordura:

- duas colheres de manteiga;

- meio abacate;

- sessenta gramas de queijo suíço;

- 90 gramas de queijo roquefort;

- 90 gramas de chocolate com mais de 70% de cacau;

- duas colheres de azeite ou óleo de girassol;

- 4 ovos, com clara e gemas;

- quatro colheres de sopa de maionese;

- meio litro de leite integral;

- meia xicara de nozes;

- uma omelete feita com 2 ovos, 30 gramas de queijo e 1 colher de sopa de manteiga;

- duas fatias grandes de pizza;

- meia xicara de creme de leite.

E muitos outros alimentos que contenham no mínimo 20 gramas de gordura. Ao comprar alimentos leia atentamente os rótulos para saber a quantidade de gordura em cada porção.

Ao não ingerir a quantidade de gordura recomendada aumentam os problemas dermatologicos e o desconforto anal.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO