013_trat_med_port

Quais são as informações mais importantes que devo saber sobre Boceprevir (Victrelis)?

26/09/2011

O Boceprevir é um medicamento antiviral usado em combinação com peginterferon alfa (Pegasys ou PegIntron) e ribavirina para tratar a hepatite C em adultos.

Sempre leia a bula do paciente antes de tomar. Não altere a sua dose ou horário de medicação sem o conselho do seu médico. O Boceprevir deve ser tomado na dosagem de 800 mg, 3 vezes ao dia (entre sete horas no mínimo e nove horas no máximo entre as dosis) juntamente com uma refeição leve.

O médico deve acompanhar de forma permanente pacientes em tratamento da hepatite C com Boceprevir.

Nunca tome Boceprevir como único medicamento (monoterapia) para tratar a hepatite C. Boceprevir deve ser usado em combinação com peginterferon alfa (Pegasys ou PegIntron) e ribavirina.

A Ribavirina pode causar defeitos de nascimento ou morte do feto. A mulher sempre deve fazer o teste de gravidez antes de iniciar o tratamento da hepatite C. Se for mulher não inicie o tratamento da hepatite C se pretende engravidar (inclusive até seis meses após o final do tratamento) ou se estiver grávida. O homem não pode engravidar a mulher durante o tratamento nem nos seis meses seguintes a sua interrupção final. Por segurança utilize sempre pelo menos 2 formas eficazes de controle de natalidade, enquanto um dos parceiros sexuais está usando interferon e ribavirina. Continue usando duas formas de controle de natalidade, sendo uma delas o preservativo durante todo o período de tratamento e pelo menos por seis meses após o término do tratamento.

Medicamentos que contenham os princípios ativos a seguir listados não devem ser usados enquanto estiver fazendo uso do boceprevir:

- alfuzosina (medicamento para tratamento dos sintomas funcionais da hiperplasia prostática benigna);

- cisaprida (medicamento indicado em: distúrbios ocasionados por retardo no esvaziamento gástrico (gastroparesia);

- drospirenona (Contraceptivo oral);

- pimozida (Terapêutica antipsicótica);

- lovastatina ou sinvastatina (redutores do colesterol);

- midazolam ou triazolam (medicação anterior a procedimentos de diagnósticos ou cirúrgicos. Indução anestésica e manutenção da anestesia);

- sildenafil ou tadalafil (Viagra e similares) quando usado para tratar a hipertensão arterial pulmonar;

- Erva de São João (hiperico);

- os medicamentos anti-convulsivos que contenham carbamazepina, fenobarbital ou fenitoína

- rifampicina (antibiótico);

- ergonovina (Indicado para Prevenção e tratamento da hemorragia pós-parto e pós-aborto);

- ergotamina ou diidroergotamina (Indicados para Crises agudas de enxaqueca).

Existem outros medicamentos que podem interagir com Boceprevir. Informe sempre a seu médico sobre todos os medicamentos que você faz uso ou pretende usar, inclusive os de venda livre como vitaminas, ervas e suplementos alimentares. Na duvida ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor do fabricante constante na bula do medicamento. No Brasil pelo telefone 0800-0122232. Em outros países veja os telefones de contato em http://www.merck.com.br/pt/worldwide.html

Informações detalhadas são encontradas na bula do Victrelis ou, em inglês, no Victrelis Drug Center que se encontra em http://www.rxlist.com/victrelis-drug-center.htm

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO