020_trat_med_port

Qual o tratamento ideal na hepatite C aguda?

10/02/2014

O tratamento da hepatite C aguda (nos seis primeiros meses após acontecer a infecção) ainda não foi padronizado e várias questões ainda não estão resolvidas.

Um estudo multicêntrico randomizado aberto para a eficácia e a segurança do tratamento com interferon peguilado alfa -2b, sozinho ou com a ribavirina em pacientes com hepatite C aguda foi publicado na revista "Hepatology".

Cento e trinta infectados recentemente infectados (menos de seis meses da infecção) que não eliminaram o vírus espontaneamente na semana 12 após a infecção, foram inscritos consecutivamente e randomizados para receber em monoterapia interferon peguilado alfa -2b (1,5 mcg / kg / semana) por 24 ou 12 semanas (44 e 43 pacientes em cada grupo), e outros 43 pacientes recebendo tratamento com interferon combinado com ribavirina (10,6 mg / kg / dia) durante 12 semanas. Todos os pacientes foram seguidos durante 48 semanas após a interrupção da terapia.

O total de pacientes curados no total de todos os que iniciaram o tratamento foi de 71,5%, sendo de 70,5% no tratamento de 12 semanas sem ribavirina, de 72,1% no tratamento de 24 semanas sem ribavirina e de 72,1% no tratamento de 12 semanas com interferon peguilado e ribavirina. Dezesseis pacientes (12,3%) interromperam o tratamento prematuramente ou foram perdidos no seguimento.

Concluem os autores a possibilidade de cura dos casos agudos de hepatite C utilizando interferon peguilado alfa -2b não é influenciada pela duração do tratamento ou pela utilização da ribavirina.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Acute hepatitis C: A 24 week-course of Peg-Interferon alpha-2b versus a 12 week-course of Peg-Interferon alpha-2b alone or with ribavirin - Santantonio T, Fasano M, Sagnelli E, Tundo P, Babudieri S, Fabris P, Toti M, Perri GD, Marino N, Pizzigallo E, Angarano G; Acute Hepatitis C Study Group - Infectious Diseases, University of Foggia, Italy - Hepatology. 2014 Jan 18. doi: 10.1002/hep.26991


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO