026_trat_med_port

Quais tratamentos orais livres de interferon estão recomendados pelo CCO - Clinical Care Options nos Estados unidos?

07/02/2015

O Clinical Care Options dos Estados Unidos publicou apresentação do Dr. Ira M. Jacobson sobre as recomendações para tratamento oral, sem interferon, utilizando os medicamentos sofosbuvir, simeprevir, o tratamento da Abbvie popularmente conhecido como 3D e, ainda, o Harvoni® que é a combinação do sofosbuvir com o ledipasvir constante da recomendação, mas agora disponível em uma única pílula combinando os dois medicamentos.

Utilizaremos as abreviaturas "PN" para pacientes que nunca receberam tratamento antiviral e "PNR" para pacientes não respondedores a um tratamento anterior com interferon. Vamos então ver o tipo de tratamento recomendado pelo Dr. Jacobson para cada genótipo e sua situação particular.

EM TEMPO: ainda existe o Daclatasvir medicamento que combinado com o sofosbuvir é indicado no tratamento dos genótipos 1 e 3, que já se encontra aprovado na Europa, mais na fase de registro nos Estados Unidos, motivo pelo qual ainda não se encontra disponivel no país.

ESQUEMA DE TRATAMENTO PARA CADA GENÓTIPO:


- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes "PN" ou "PNR", sem cirrose: combinação do sofosbuvir com o simeprevir com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes "PN" ou "PNR", com cirrose: combinação do sofosbuvir com o simeprevir com duração de 24 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes intolerantes ao interferon: combinação do sofosbuvir com o simeprevir com duração de 24 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes "PN": combinação do sofosbuvir com o ledipasvir com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes "PNR", sem cirrose: combinação do sofosbuvir com o ledipasvir com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 para pacientes "PNR", com cirrose: combinação do sofosbuvir com o ledipasvir com duração de 24 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1-a para pacientes "PN" ou "PNR", sem cirrose: combinação do tratamento 3D (OMV/PTV/RTV + DSV) mais a ribavirina, com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1-a para pacientes "PN" ou "PNR", com cirrose: combinação do tratamento 3D (OMV/PTV/RTV + DSV) mais a ribavirina, com duração de 24 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1-b para pacientes "PN" ou "PNR", sem cirrose: combinação do tratamento 3D (OMV/PTV/RTV + DSV) sem ribavirina, com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1-b para pacientes "PN" ou "PNR", com cirrose: combinação do tratamento 3D (OMV/PTV/RTV + DSV) mais a ribavirina, com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 2: combinação do sofosbuvir com a ribavirina com duração de 12 semanas.

- Tratamento do Genótipo 3: combinação do sofosbuvir com a ribavirina com duração de 24 semanas.

- Tratamento dos Genótipos 1, 2, 3 e 4 para pacientes aguardando transplante de fígado: combinação do sofosbuvir com a ribavirina com duração de 48 semanas.

- Tratamento do Genótipo 1 em pacientes transplantados com fibrose igual ou menor que F2: combinação do tratamento 3D (OMV/PTV/RTV + DSV) mais a ribavirina, com duração de 24 semanas.

- Tratamento dos Genótipos 1 ou 4 em pacientes com cirrose descompensada (Child B ou C): combinação do sofosbuvir com o ledipasvir mais a ribavirina com duração de 12 semanas.

- Tratamento dos Genótipos 2 ou 3 em pacientes com cirrose descompensada (Child B ou C): combinação do sofosbuvir com a ribavirina com duração de 48 semanas.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Clinical Care Options - Recomendações publicadas pelo Dr. Ira M. Jacobson


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO