027_trat_med_port

A combinação de Simeprevir e Sofosbuvir sem interferon é mais eficaz que a combinação de Sofosbuvir com interferon peguilado

20/02/2015

A revista "Gastroenterology" publica um estudo realizado com 82 infectados com hepatite C já com cirrose (Child A) infectados com o genótipo 1, objetivando comparar se o tratamento com sofosbuvir e simeprevir, sem interferon, apresenta a mesma possibilidade de cura que a combinação de sofosbuvir, interferon peguilado e ribavirina.

Dos 82 pacientes tratados em dois centros médicos dos Estados Unidos no ano de 2014, 50 deles não tinham respondido a um tratamento com interferon peguilado e ribavirina (respondedores nulos) e 30 pacientes receberam tratamento antiviral pela primeira vez.

Divididos em dois grupos, um deles com 58 pacientes recebeu durante 12 semanas a combinação oral de sofosbuvir e simeprevir e os restantes paciente receberam tratamento com sofosbuvir, interferon peguilado e ribavirina, também durante 12 semanas.

Ao final do tratamento o percentual de pacientes indetectáveis era similar nos dois grupos, mas após 12 semanas do final do tratamento 93% dos pacientes tratados com sofosbuvir e simeprevir se encontravam curados (vírus indetectável) e o percentual de curados no grupo que recebeu tratamento que incluía o interferon foi de 75%, devido a recidivas após o final do tratamento.

Concluem os autores que o tratamento com sofosbuvir e simeprevir é superior a combinação do sofosbuvir, interferon peguilado e ribavirina, sendo ainda muito melhor tolerado o tratamento oral.

MEU COMENTÁRIO

Seria ilógico utilizar interferon peguilado combinado ao sofosbuvir em qualquer tratamento já que se utilizado o simeprevir o tratamento é mais eficaz e praticamente sem efeitos colaterais de maior efeito na qualidade de vida do paciente.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The Combination of Simeprevir and Sofosbuvir is More Effective Than That of Peginterferon, Ribavirin, and Sofosbuvir for Patients with Hepatitis C-related Child's Class A Cirrhosis - Pearlman BL, Ehleben C, Perrys M. - Gastroenterology. 2014 Dec 31. pii: S0016-5085(14)01579-0. doi: 10.1053/j.gastro.2014.12.027.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO