035_trat_med_port

Sofosbuvir foi seguro e eficaz em pacientes com hepatite C em hemodiálise

07/07/2016

Até o momento infectados com hepatite C que realizam hemodiálise dispõem de dois tratamentos, realizados com a combinação paritaprevir / ritonavir / ombitasvir / dasabuvir (Viekira Pack®) ou com a combinação grazoprevir / elbasvir (Zepatier®). Embora o sofosbuvir seja o medicamento mais utilizado para o tratamento da hepatite C, seu uso não é recomendado em pacientes com insuficiência renal grave, com taxa de filtração glomerular inferior a 30 mL / min.

Foi publicado no "Journal of Hepatology" um estudo multicêntrico, prospectivo, observacional, no qual os pesquisadores avaliaram a eficácia do sofosbuvir na dosagem de 400 mg por dia ou em três vezes por semana, nas combinações com daclatasvir, ledipasvir, ribavirina ou simeprevir em pacientes com hepatite C que realizavam hemodiálises.

Dos 12 pacientes participantes, 11 estavam infectados com o genótipo 1, dois eram co-infectados HIV/HCV, 10 tinham cirrose e 6 eram não respondedores a um tratamento anterior.

Sete pacientes receberam tratamento diariamente com sofosbuvir e cinco pacientes receberam tratamento três vezes por semana.

A hemodiálise não eliminou qualquer uma das outras drogas que estavam combinadas com o sofosbuvir. A resposta virológica sustentada em 12 semanas (cura da hepatite C) foi alcançada em todos os pacientes com exceção de dois pacientes que recaíram (ambos receberam sofosbuvir três vezes por semana). Nenhum evento adverso grave ocorreu.

Concluem os autores que embora tratamentos não baseados em sofosbuvir estão disponíveis para a maioria dos pacientes com hepatite C, os infectados com os genótipos 2 ou 3 não tinham praticamente alternativa.

Neste pequeno estudo, em dose plena, sofosbuvir mostrou ser seguro e eficaz em pacientes infectados com hepatite C em hemodiálise.

Embora estes resultados precisam ser validados em estudos maiores, eles sugerem que a dose completa de sofosbuvir pode ainda ser uma opção em pacientes selecionados com necessidade urgente de tratamento quando não há outras opções.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Pharmacokinetics, safety and efficacy of a full dose sofosbuvir-based regimen given daily in hemodialysis patients with chronic hepatitis C - Aude Desnoyer, Dan Pospai, Minh Patrick Lê, Anne Gervais, Alexandra Heurgué-Berlot, Achour Laradi,Stanislas Harent, Adriana Pinto, Dominique Salmon, Sophie Hillaire, Hélène Fontaine, David Zucman, Anne-Marie Simonpoli, Patrice Muret, Lucile Larrouy, Brigitte Bernard Chabert, DianeDescamps, Yazdan Yazdanpanah, Gilles Peytavin - J Hepatol July 2016 Volume 65, Issue 1, Pages 40-47


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO