036_trat_med_port

Genótipo 3 da hepatite C - Cura de 89% em 24 semanas de tratamento

13/02/2017

Acaba de ser publicado na "Liver International" os resultados do tratamento na vida real do genótipo 3 utilizando sofosbuvir e daclatasvir em tratamentos de 24 semanas de duração, obtendo a cura de 89% dos pacientes, sendo 98% de cura em pacientes sem cirrose e 86% de cura em pacientes com cirrose (incluindo cirrose descompensada).

Todos os pacientes estavam com com fibrose F3 ou F4 e / ou com manifestações extra-hepáticas ocasionadas pela hepatite C, recorrência da hepatite C após o transplante do fígado e / ou pacientes em lista de espera para o transplante hepático ou dos rins e todos foram tratados com sofosbuvir e daclatasvir com uma duração recomendada de 24 semanas

No total dos 333 pacientes, a maioria se encontrava com cirroses (77%, dos quais 18% com cirrose descompensada) e 72% eram não respondedores a tratamentos anteriores. Uma população infectada com o genótipo 3 muito difícil de conseguir sucesso com os novos medicamentos se fossem tratados em 12 semanas.

Após 24 semanas de tratamento a cura, comprovada 12 semanas após o final do tratamento foi de 89% (174 de 196 pacientes) sendo de 98% (43/44) nos pacientes sem cirrose e 86% de cura (129/150) nos pacientes com qualquer grau de cirrose

Não houve benefício incremental na possibilidade de cura nos pacientes que receberam ribavirina quando comparados com os tratados sem ribavirina.

Concluem os autores que o tratamento de 24 semanas com sofosbuvir e daclatasvir em infectados com o genótipo 3 obteve elevadas taxas de cura e foi bem tolerado nos pacientes com doença hepática avançada.

MEU COMENTÁRIO

Fica evidente que os infectados com o genótipo 3, com cirrose, devem receber 24 semanas de tratamento com sofosbuvir e daclatasvir para ter uma possibilidade maior de resultarem curados. Tratar em 12 semanas é colocar o paciente em risco de fracasso com o tratamento.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Daclatasvir Plus Sfsbuvir, With r Withut Ribavirin, fr Hepatitis C Virus Gentype 3 in a French Early Access Prgramme - Christphe Hézde, Pascal Lebray, Victr De Ledinghen, Fabien Zulim, Vincent Di Martin, Nathalie Byer, Dminique Larrey, Danielle Btta-Fridlund, Christine Silvain, Hélène Fntaine, Luis D'Alterche, Vincent Lery, Marc Burliere, Isabelle Hubert-Fuchard, Dminique Guyader, Isabelle Rsa, Eric Nguyen-Khac, Larysa Fedchuk, Raudha Akremi, Yacia Bennai, Anne Filipvics, Yue Zha, Jean-Pierre Brnwicki - Liver International - Accepted manuscript online: 8 February 2017 - DOI: 10.1111/liv.13383


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO