037_trat_med_port

Oito semanas de tratamento com sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®) é eficaz no genótipo 1 da hepatite C

03/04/2017

Em infectados com o genótipo 1 da hepatite C, pacientes sem cirrose e carga viral abaixo de seis milhões antes do tratamento, oito semanas de tratamento consegue a cura de 97,9% dos pacientes.

O estudo acaba de ser publicado na revista científica "Hepatology" foi realizado por pesquisadores do "Institut für Interdisziplinäre Medizin" (Alemanha), "Burman's Pharmacy" (Estados Unidos), e "Kaiser Permanente Southern California" (Estados Unidos), com pacientes tratados durante oito ou doze semanas com sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®). Dos 634 pacientes tratados em doze semanas 98,1% obtiveram a cura e dos 583 tratados durante oito semanas, 97,9% resultaram curados da hepatite C, um resultado idêntico, sem significância estatística.

Entre os pacientes co-infectados HIV / HCV a cura foi de 100%, entre os afro-americanos superior aos 95% e para os pacientes com fibrose elevada (F3) a cura foi de 94,1% em 12 semanas e de 93,9% em oito semanas de tratamento.

Entre os pacientes que nunca tinham recebido um tratamento anterior com qualquer antiviral, sem cirrose e tratados por 8 semanas com uma carga viral inicial superior a 6.000.000 UI / mL a cura foi de 100%.

Dos doze pacientes que recidivaram 66,6% eram homens, 75% infectados com o genótipo 1-a, 58,3% afro-americanos e 58,3% com fibrose F3.

Ao mesmo tempo os pesquisadores realizaram uma meta analise dos resultados de seis publicações (EMBASE, Medline e Cochrane Library) com dados do tratamento na vida real, incluindo 5.637 pacientes tratados com sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®). A cura em tratamentos de 12 semanas foi de 97,2% e nos pacientes tratados durante oito semanas de 95,8%.

Entre esses 5.637 pacientes o risco de recidiva após a cura aconteceu em 1,9% dos pacientes tratados em oito semanas e em 1,5% dos pacientes tratados em doze semanas.

Concluem os autores que o tratamento de oito semanas utilizando sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®) em pacientes selecionados, sem cirrose e com carga viral inferior a seis milhões de unidades/ml consegue curar 97,9% dos infectados. Além disso encontraram taxas de cura superiores a 94% em vários subgrupos diferentes, incluindo idosos, afro-americanos, pacientes com genótipo 1-a, pacientes com fibrose elevada (F3) e co-infectados HIV / HCV. Consideram que a meta-analise sugere eficácia semelhante entre 8 e 12 semanas de tratamento.

Finalmente recomendam a incorporação do tratamento de 8 semanas nas diretrizes de tratamento atuais para aumentar o uso deste regime, levando a economias de custos e aumentando o acesso do paciente ao tratamento.

MEUS COMENTÁRIOS

Sofosbuvir / ledipasvir (Harvoni®) é um medicamento relativamente recente, lançado em outubro de 2014, por isso agora aparecem resultados da vida real de milhares de pacientes de diversos continentes que confirmam as taxas de resposta com as possibilidades de cura dos infectados com o genótipo 1 da hepatite C.

Fica comprovado que pacientes selecionados, isto é, sem cirrose e com carga viral abaixo de seis milhões podem ser tratados em somente 12 semanas, com uma economia de 33% para o sistema de saúde e menos quatro semanas de tratamento para o paciente. Os consensos e protocolos devem incorporar quanto antes tal recomendação.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Eight weeks of ledipasvir/sofosbuvir is effective for selected patients with genotype 1 hepatitis C virus infection - Kris V. Kowdley, Vinay Sundaram, Christie Y. Jeon, Kamran Qureshi, Nyan L. Latt, Amandeep Sahota, Stephen Lott, Michael P. Curry, Naoky Tsai, Nathorn Chaiyakunapruk, Yoori Lee, Jorg Petersen, and Peter Buggisch - Hepatology. 2017 Apr;65(4):1094-1103. doi: 10.1002/hep.29005. Epub 2017 Feb 25.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO