038_trat_med_port

Medicamento para retratamento da hepatite C - EASL 2017

01/05/2017

Entre 5% e 10% das pessoas tratadas com os medicamentos orais livres de interferon não conseguem sucesso com o tratamento e até o momento não existem opções seguras sobre o que oferecer a esses infectados.

Uma combinação de três drogas que está sendo desenvolvida pela Merck foi apresentada durante o Congresso Europeu de Fígado, o EASL 2017, mostrando os resultados do ensaio clínico C-SURGE na fase 2.

No estudo foram incluídos 94 infectados com o genótipo 1 da hepatite C, a maioria subtipo 1a (o de tratamento mais difícil). No grupo 80% eram homens e a idade mediana era de 60 anos. Mais de 40% tinham cirrose compensada e indivíduos com doença hepática descompensada foram excluídos.

Pouco mais de 60% foram previamente tratados com sofosbuvir / ledipasvir durante pelo menos 12 semanas, 15% tomaram sofosbuvir / ledipasvir por apenas 8 semanas e 24% utilizaram grazoprevir / elbasvir por 12 semanas.

Utilizando uma dose diária de grazoprevir, MK-3682 e ruzasvir, com ribavirina, durante 16 semanas ou sem ribavirina durante 24 semanas, 98% dos infectados resultaram curados no tratamento de 16 semanas e 100% dos foram tratados durante 24 semanas. A presença de cirrose não teve efeito nos resultados do tratamento.

O tratamento foi seguro e bem tolerado e os efeitos colaterais mais comuns foram fadiga, dor de cabeça, diarreia, erupção cutânea e coceira.

Concluem os autores que a combinação de grazoprevir / ruzasvir / MK-3682 com ou sem ribavirina é altamente eficaz em infectados com o genótipo 1 da hepatite C em infectados que anteriormente fracassaram a um tratamento com os medicamentos orais livres de interferon.

MEU COMENTÁRIO

Esta é a notícia mais esperada pelos que lamentavelmente tentaram tratamento com os novos medicamentos de ação direta e não conseguiram a cura da hepatite C.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Safety and efficacy of the fixed-dose combination regimen of MK- 3682/grazoprevir/ruzasvir in cirrhotic or non-cirrhotic patients with chronic HCV GT1 infection who previously failed a direct- acting antiviral regimen (C-SURGE) - H. Wedemeyer, D. Wyles, R. Reddy, A. Luetkemeyer, I. Jacobson, J.M. Vierling, S. Gordon, R. Nahass, S. Zeuzem, J.Wahl, E. Barr, B.-Y.T. Nguyen, M. Robertson, H.-K. Joeng, H. Liu, P. Jumes, F. Dutko, E. Martin.- EASL 2017 - Abstract PS-159.


Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA - ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO