A icterícia é um sintoma de outros problemas existentes no organismo os quais têm suas próprias estratégias de prevenção e, para realizar um tratamento adequado é preciso um diagnostico correto realizado por um médico, o qual estará realizando um exame físico e perguntará sobre a história clínica do paciente.
Poderão ser solicitados exames que compreendem: Bilirrubina no soro sangüíneo; Testes de função hepática e colesterol; Tempo de protrombina; Hemograma completo; Ultra-sonografia do abdômen; Biópsia do fígado; Urobilinógeno nas fezes e na urina.
A Ictericia é identificada pela coloração amarelada da pele, das mucosas ou dos olhos. O pigmento amarelo provém da bilirrubina, um subproduto dos glóbulos vermelhos. A icterícia pode ser causada pela presença de muitos glóbulos vermelhos fora de circulação, pelo fígado sobrecarregado ou prejudicado ou pela incapacidade para mobilizar a bilirrubina processada do fígado através do espaço biliar até os intestinos.
A maioria dos bebês apresenta bilirrubina durante a primeira semana de vida. Os fígados dos recém nascidos freqüentemente não estão preparados para essa carga. Antes de ingerir o leite materno e de que comecem as deposições, a bilirrubina se acumula mais facilmente. A icterícia é inclusive mais comum em crianças prematuras.
A icterícia fisiológica é o nome para a icterícia normal (freqüente nos recém nascidos) enquanto que a icterícia patológica é o nome dado quando esta condição apresenta um risco para a saúde, já seja devido a seu grau ou a sua causa e se origina por muitas razões, incluindo incompatibilidades sangüíneas, doenças do sangue, síndromes genéticas, hepatite, cirrose, obstruções do conduto biliar, outras doenças hepáticas, infecções ou medicamentos.
A síndrome do Gilbert é um transtorno hereditário benigno no qual se apresenta icterícia leve e é causado por níveis baixos de algumas enzimas processadoras de bilirrubina no fígado e que não requer tratamento.
A pele pode adquirir uma tonalidade de amarelo a alaranjado quando se consome muito beta caroteno, o pigmento laranja que existe nas cenouras. Quando isto acontece o fundo dos olhos permanece branco, enquanto que as pessoas com icterícia verdadeira freqüentemente têm uma coloração amarelada em seus olhos.
As causas da icterícia nos adultos pode ser originada por:
– Anemia hemolítica;
– Câncer do pâncreas;
– Cirrose biliar primária;
– Colestase induzida por medicamentos (acumulação da bílis na vesícula biliar por causa dos efeitos dos medicamentos);
– Colestase intra-hepática da gravidez (acumulação da bílis na vesícula biliar, devido à pressão abdominal que se apresenta com a gravidez);
– Doença hepática alcoólica (cirrose alcoólica);
– Estenose biliar;
– Hepatite ativa crônica;
– Hepatite auto-imune;
– Hepatite induzida por medicamentos (hepatite provocada por medicamentos como sulfato de eritromicina, antidepressivos, anti cancerígenos, Aldomet, rifampicina, esteróides, clorpropamida, tolbutamida, anticoncepcionais orais, testosterona e propiltiouracilo);
– Hepatite viral (hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E);
– Icterícia hepatocelular isquêmica (icterícia ocasionada pelo fluxo inadequado de oxigênio ou de sangre ao fígado);
– Malária;
– Obstrução dos condutos biliares provocada por infecção;
– Transtornos congênitos que causam problemas para o processamento da bilirrubina (síndrome do Gilbert, síndrome do Dubin-Johnson, síndrome de Rotor ou síndromes do Crigler Najjar);
– Tumores ou cálculos.
Antes de iniciar qualquer tipo de tratamento para a icterícia, deve-se diagnosticar a causa e seguir a terapia prescrita para tratar a causa subjacente.
TODOS os tipos icterícia em crianças recém nascidas, crianças em geral ou adultos devem ser submetidos a uma avaliação médica e SEMPRE se deve procurar o médico quando aparecer um quadro de ictericia.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO