[:pb]Intoxicação do fígado pelo Herbalife®[:es]Intoxicación del hígado por Herbalife®[:]

14929

[:pb]Herbalife® é vendido como um suplemento nutricional contendo extratos de ervas, sendo vendido livremente com a promessa de melhorar a saúde ou para conseguir emagrecer. A diferença dos produtos farmacêuticos que devem ter suas formulas aprovadas após a realização de ensaios clínicos, o uso dos chamados suplementos nutricionais está escassamente regulado e controlado, podendo ser vendidos livremente. O Journal of Hepatolology acaba de publicar a ocorrência de casos de aparecimento de hepatites creditadas ao consumo do Herbalife®, sendo este o segundo relato sobre o produto que aparece na literatura cientifica.

Em Israel foram identificados 4 casos de hepatite aguda associados ao consumo do Herbalife® durante o ano de 2004. Isto levou a uma investigação realizada em diversos hospitais sendo comprovados outros 12 casos de hepatite aguda idiopática (que surge espontaneamente ou de causa desconhecida) após o consumo do Herbalife®. O desenvolvimento da hepatite se identificou em aproximadamente aos 11 meses do início do consumo.

As biópsias hepáticas mostraram sinais de hepatite ativa com inflamação portal com abundantes eosinófilos. Três casos foram muito graves, já que desenvolveram uma hepatite fulminante ou subfulminante. Um dos pacientes faleceu após a necessidade de um transplante de fígado. Os 11 pacientes restantes conseguiram superar o quadro sem seqüelas. Três pacientes que tornaram a consumir produtos Herbalife® desenvolveram novamente a hepatite.

Uma pesquisa anterior realizada na Suíça e apresentada no DDW2006 (artigo encontrado em: https://hepato.com/antigo/antigop_tratamentos_alternativos/trat_alrt_Herbalife®.html ) relatava um caso de hepatite fulminante após o consumo do Herbalife® o que levou a realização de uma investigação em 12 hospitais Suíços na procura de casos adicionais, encontrando 12 casos, dos quais 10 reuniam os critérios suficientes para poder estabelecer a casualidade por se enquadrar nos critérios para avaliar hepatotoxicidade pelos critérios CIOMS da Organização Mundial da Saúde.

Seguindo os critérios da OMS os pesquisadores Suíços consideram como certa a hepatotoxicidade acontecida em 2 pacientes, provável em 7 e possível em 1. O tempo entre a exposição e a hepatite foi de 5 meses. Ao igual que no estudo apresentado em Israel, pela biópsia se demonstrou necrose dos hepatocitos e inflamação elevada com predomínio de eosinófilos. Três casos apresentaram uma lesão hepática grave (um de hepatite fulminante, um de síndrome de obstrução sinusoidal e uma cirrose hepática).

Estes dois estudos servem de alerta sobre possíveis riscos dos produtos Herbalife®, especialmente por quem já apresenta algum problema no fígado, os quais devem tomar cuidados redobrados. Devido à falta de informação sobre a composição dos produtos Herbalife® não é possível identificar adequadamente o agente causador da hepatotoxicidade. Possíveis suspeitas são a efedrina e o N-nitroso-fenfluramina.

Os pesquisadores ressaltam a importância de se estabelecer uma legislação mais estrita para autorizar a venda de produtos rotulados como suplementos nutricionais, os quais não informam a composição dos mesmos.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Schoepfer, A.M. y cols. J Hepatol 2007; 47:521-526. Elinav, E. y cols. J Hepatol 2007; 47:514-520

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Herbalife® y se vende como un suplemento nutricional que contiene extractos de hierbas, siendo vendido libremente con la promesa de mejorar la salud o para conseguir adelgazarse. A diferencia de los productos farmacéuticos que deben tener sus formulaciones aprobadas después de la realización de ensayos clínicos, el uso de los llamados suplementos nutricionales está escasamente regulado y controlado, pudiendo ser vendidos libremente. El Journal of Hepatolology acaba de publicar la ocurrencia de casos de aparición de hepatitis acreditadas al consumo de Herbalife®, siendo este el segundo relato sobre el producto que aparece en la literatura científica.

En Israel se identificaron 4 casos de hepatitis aguda asociados al consumo de Herbalife durante el año 2004. Esto llevó a una investigación realizada en diversos hospitales y se comprobaron otros 12 casos de hepatitis aguda idiopática (que surge espontáneamente o de causa desconocida) consumo de Herbalife®. El desarrollo de la hepatitis se identificó en aproximadamente a los 11 meses del inicio del consumo.

Las biopsias hepáticas mostraron signos de hepatitis activa con inflamación portal con abundantes eosinófilos. Tres casos fueron muy graves, ya que desarrollaron una hepatitis fulminante o subfulminante. Uno de los pacientes falleció tras la necesidad de un trasplante de hígado. Los 11 pacientes restantes lograron superar el cuadro sin secuelas. Tres pacientes que volvieron a consumir productos Herbalife® desarrollaron nuevamente la hepatitis.

Una investigación anterior realizada en Suiza y presentada en el DDW2006 (artículo encontrado en: https://hepato.com/antigo/antigop_tratos_alternativos/trat_alrt_Herbalife®.html) relataba un caso de hepatitis fulminante después del consumo de Herbalife® lo que llevó a la realización de una investigación en 12 hospitales suizos en la búsqueda de casos adicionales, encontrando 12 casos, de los cuales 10 reunían los criterios suficientes para poder establecer la casualidad por encuadrarse en los criterios para evaluar la hepatotoxicidad por los criterios CIOMS de la Organización Mundial de la Salud.

Siguiendo los criterios de la OMS, los investigadores suizos consideran como correcta la hepatotoxicidad ocurrida en 2 pacientes, probable en 7 y posible en 1. El tiempo entre la exposición y la hepatitis fue de 5 meses. Al igual que en el estudio presentado en Israel, por la biopsia se demostró necrosis de los hepatocitos e inflamación elevada con predominio de eosinófilos. Tres casos presentaron una lesión hepática grave (uno de hepatitis fulminante, uno de síndrome de obstrucción sinusoidal y una cirrosis hepática).

Estos dos estudios sirven de alerta sobre posibles riesgos de los productos Herbalife®, especialmente por quienes ya presentan algún problema en el hígado, los cuales deben tomar cuidados redoblados. Debido a la falta de información sobre la composición de los productos Herbalife® no es posible identificar adecuadamente el agente causante de la hepatotoxicidad. Posibles sospechosos son la efedrina y el N-nitroso-fenfluramina.

Los investigadores resaltan la importancia de establecer una legislación más estricta para autorizar la venta de productos etiquetados como suplementos nutricionales, los cuales no informan la composición de los mismos.

Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente: Schoepfer, A.M. y cols. J Hepatol 2007; 47:521-526. Elinav, E. y cols. J Hepatol 2007; 47:514-520

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]