Quando é explicado porque é solicitado determinado exame ao paciente e o que os resultados significam, aumenta a sua satisfação do paciente com o médico. Atualmente os pacientes têm acesso aos resultados pela internet. Podem discutir os resultados com a família e amigos ou procurar informações na internet, mas sempre a responsabilidade de explicar os resultados é do profissional da saúde.
A forma como é realizada a explicação dos resultados deve levar em conta o nível educacional do paciente e o médico deve explicar claramente o significado dos resultados e como eles influenciam as decisões de tratamento.
É essencial para compreender por que um exame em especial foi realizado para entender o significado dos resultados. A seguir, algumas razões mais comuns para solicitar um exame:
– Exame Diagnóstico: destinado a confirmar ou excluir um diagnóstico específico na presença de sinais ou sintomas sugestivos.
– Exame de Controle: destinado para monitorizar a resposta ao tratamento.
– Exame para estratificar o risco: destinado para ajudar a avaliar o risco da doença e a necessidade de tratamento preventivo.
– Exame de investigação: realizado em pessoas assintomáticas para avaliar o risco de doença oculta e a necessidade de mais testes de confirmação.
O que significam os valores de referência?
Os valores de referência incluem, tipicamente, 95% dos resultados do exame obtidos numa população presumivelmente saudável.
A probabilidade de que o resultado de qualquer análise em uma pessoa saudável está fora dos valores de referência é de 5%, quando um único exame é realizado, mas aumenta para 64% quando 20 testes adicionais são realizados (incluindo hemograma completo, ureia e eletrólitos e provas de função hepática
Em exames o valor de referência depende do método de análise utilizado pelo laboratório, assim só deve se comparar o valor de referência fornecido pelo laboratório onde o exame foi realizado, não os de outros laboratórios ou aqueles que estão na internet ou comparações com a família e amigos.
Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Explaining laboratory test results to patients: what the clinician needs to know – Kane MJ, Lopez B Fuente: BMJ 2015; 351:h5552doi:10.1136/bmj.h5552
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO