Provavelmente ficará surpreso ao saber que não há nenhuma dieta recomendada para quem tem hepatite, pois não há muita diferença entre uma dieta saudável para alguém com hepatite e alguém sem hepatite. A exceção é para pessoas com cirrose, esses sim devem ter uma dieta especial. Na seção Dietas e Alimentação da nossa página WWW.HEPATO.COM se encontram conselhos na alimentação para pessoas com cirrose.
Em 2003 quando escrevi o livro “Convivendo com a Hepatite C” recomendava seguir a dieta da linha invisível do organismo, isto é, diminuir ou excluir aquilo que o organismo indica que não “caiu redondo”. Exemplo, se após uma refeição a pessoa se sente pesada, enjoada, pode ser que algum dos alimentos da refeição não é corretamente digerido ou metabolizado, então o desafio passa a ser qual dos alimentos que tinha a refeição é o culpado. A solução é simples, comer isoladamente um desses alimentos de cada vez e “escutar” o que seu corpo tem a falar. Identificado qual é, então retire ele da sua dieta ou diminua o consumo.
Uma dieta saudável deve conter as calorias suficientes para o organismo. Você pode comer menos e se sentir satisfeito, mas em alguns dias o organismo sentirá a falta de calorias e começara a queimar as reservas do organismo, podendo levar a um quadro de anorexia.
Carnes, leite, nozes e queijos são boas fontes das necessárias proteínas que o organismo necessita para uma boa saúde. Pessoas com hepatite devem desfrutar ao comer quantidades moderadas de proteínas, sem se preocupar, mas sem abusar na quantidade. Enquanto o fígado está a funcionar corretamente, a proteína não deve ser um problema, no entanto a proteína é ruim para pessoas com cirrose avançada.
Uma boa nutrição significa que você estará recebendo os nutrientes que precisa (vitaminas, minerais, proteínas, gorduras, carboidratos, fibra) a partir dos alimentos que você come. A qualidade e tipos de alimentos são importantes: frutas e vegetais frescos, carnes magras (frango, peru, carne de porco) e cereais integrais (cevada, arroz integral, pães de trigo integral e farinha de aveia).
Fale com o médico para medir os níveis de vitaminas A, D e E e também para verificar o tempo de coagulação do sangue. Se não conseguir níveis normais com a dieta o médico poderá indicar algum suplemento.
Consuma refeições com baixo teor de gordura. O fígado produz a bílis com a função de absorver as gorduras, mas um fígado atacado pela hepatite pode não estar produzindo a quantidade suficiente de bílis e você pode sofrer indigestão.
É altamente recomendado fazer refeições pequenas umas cinco vezes ao dia, que ficar somente com o café da manhã, almoço e jantar em quantidades maiores.
Ajude o fígado evitando bebidas alcoólicas (o álcool acelera a progressão para a cirrose). Somente utilize medicamentos consultando o médico, nunca se automedique. Evite fumar, o tabaco aumenta a fibrose.
Junto com a nutrição adequada é essencial para uma boa saúde nas pessoas com hepatite realizar uma atividade física aeróbica, o ideal é cinco dias por semana durante 30 minutos a cada dia, se possível tomando um pouco de sol para aumentar a vitamina D no organismo.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO