[:pb]Comentários do Congresso “HIV / HEP Americas 2017″[:es]Comentarios del Congreso HIV / HEP Americas 2017″[:]

1869

[:pb]

Fico feliz de ver que pesquisadores e profissionais da saúde que cuidam da infecção pelo HIV / AIDS estão se preocupando cada dia mais pelas hepatites B e C.

No pré congresso, no dia anterior ao evento, a discussão foi destinada a comunidade, reunindo ONGs, médicos, pesquisadores e governo, para em conjunto encontrar soluções no enfrentamento do HIV / AIDS e das hepatites B e C, na região da América Latina e o Caribe.

Presentes representantes de 18 países a discussão foi baseada naquilo que em inglês é chamado de “P-S-P“.

– P – Por People (pessoas) infectadas as quais não podem ser esquecidas.

– S – Por Science (Ciência em espanhol ou português) representando o tratamento e cuidados dos pacientes baseados nas melhores evidencias científicas.

– P – Por Progress (Progresso) significando que devemos andar para frente e não aceitar retrocessos que por problemas de orçamento os governos queiram fazer cortes.

Chamou-me atenção que na América Latina, no HIV / AIDS, o número de homens em tratamento ser bem maior que o de mulheres, pois o percentual de mulheres infectadas é somente um pouco inferior que o de homens. Porque essa situação? A mulher não tem acesso ao tratamento? A mulher não procura atendimento? Na mulher o estigma a leva a esconder sua condição de infectada? Sinceramente não consegui encontrar explicação ou resposta sobre porque isso acontece.

Foi importante discutir que é necessária uma nova compreensão pelos profissionais da saúde já que nos co-infectados HIV / HCV a cura da hepatite C melhora o tratamento do HIV, sendo a hora de implementar estratégias de testar a hepatite C em todas as pessoas vivendo com HIV / AIDS e se positivos os tratar imediatamente.

Cabe a nós, como sociedade civil, incentivar as pessoas vivendo com HIV / AIDS a procurar o teste da hepatite C e exigir o tratamento da hepatite C.

Na América Latina é alarmante ficar sabendo que o diagnóstico da AIDS é tardio, quando os pacientes já estão em estado avançado da doença. A metade dos pacientes é diagnosticado quando o CD4 é menor que 350, em especial em indivíduos com mais de 50 anos, quando o CD4 é inferior a 200, mostrando um quadro grave da infecção. Um dos motivos do porque a mortalidade por AIDS na América Latina não apresenta redução. O número de mortes a cada ano é quase igual que o número de novos diagnosticados.

O tratamento da AIDS muito pode ensinar no tratamento da hepatite C com os novos medicamentos orais, pois é um tratamento praticamente igual e com a vantagem de ser de duração limitada, entre 12 e 24 semanas, com cura superior aos 93%, sendo o melhor ensinamento poder identificar a resistência viral nesses 7 % que não curam e assim poder oferecer uma nova opção de tratamento com medicamentos diferentes, específicos para o caso.

Melhorar o atendimento no HIV / AIDS e nas hepatites não é somente um problema de recursos financeiros. Ações como aumentar e facilitar o acesso ao tratamento para atender um maior número de pacientes no mesmo serviço, fazendo busca ativa dos infectados e os acolher com carinho no serviço são fundamentais para crescer no número de pacientes.

Colocaram as associações de pacientes presentes que é necessário entender que o estigma deve ser considerado como uma epidemia e o acolhimento carinhoso pelos profissionais da saúde será o melhor dos medicamentos.

Na hepatite C é ainda mais fácil já que infectados com fibrose leve ou moderada que curam com o tratamento são dados de alta, abrindo vagas para novos diagnosticados, sem sobrecarregar o profissional da saúde.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Apresentações durante o “HIV / HEP Americas 2017” nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2017.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]

Quedo feliz de ver que investigadores y profesionales de la salud que cuidan de la infección por el HIV / SIDA están se preocupando cada día más por las hepatitis B y C.

En el pre congreso, en el día anterior al evento, la discusión fue destinada a la comunidad, reuniendo ONGs, médicos, investigadores y gobierno, para en conjunto encontrar soluciones en el enfrentamiento del HIV / SIDA y de las hepatitis B y C, en la región de América Latina y el Caribe.

Con representantes de 18 países la discusión fue basada en aquello que en inglés es llamado de “P-S-P“.

– P – Por People (personas) infectadas las cuales no pueden ser olvidadas.

– S – Por Science (Ciencia en español o portugués) representando el tratamiento y cuidados de los pacientes basados en las mejores evidencias científicas.

– P – Por Progress (Progreso) significando que debemos andar para adelante y no aceptar retrocesos que por problemas de presupuesto los gobiernos quieran hacer cortes.

Me llamó atención que, en América Latina, en el HIV / SIDA, el número de hombres en tratamiento ser bien mayor que el de mujeres, pues el porcentual de mujeres infectadas es muy poco inferior que el de hombres. ¿Porque esa situación? ¿La mujer no tiene acceso al tratamiento? ¿La mujer no procura un servicio de cuidados? ¿En la mujer el estigma la lleva a esconder su condición de infectada? Sinceramente no conseguí encontrar explicación o respuesta sobre porque eso acontece.

Fue importante discutir que es necesaria una nueva comprensión por los profesionales de la salud ya que en los co-infectados HIV / HCV la cura de la hepatitis C mejora el tratamiento del HIV, siendo la hora de implementar estrategias de testar la hepatitis C en todas las personas viviendo con HIV / SIDA y se positivos los tratar inmediatamente.

Cabe a nosotros, como sociedad civil, incentivar las personas viviendo con HIV / SIDA a procurar la prueba de la hepatitis C y exigir el tratamiento de la hepatitis C.

En América Latina es alarmante quedarse sabiendo que el diagnóstico del SIDA es tardío, cuando los pacientes ya están en estado avanzado de la enfermedad. La mitad de los pacientes es diagnosticada cuando el CD4 es menor que 350, en especial en individuos con más de 50 años, cuando el CD4 es inferior a 200, mostrando un cuadro grave de la infección. Uno de los motivos del porque la mortalidad por SIDA en América Latina no presenta reducción. El número de muertes a cada año es casi igual que el número de nuevos diagnosticados.

El tratamiento del SIDA mucho puede enseñar en el tratamiento de la hepatitis C con los nuevos medicamentos orales, pues es un tratamiento prácticamente igual y con la ventaja de ser de duración limitada, entre 12 y 24 semanas, con cura superior a los 93%, siendo la mejor enseñanza poder identificar la resistencia vírica en ésos 7 % que no curan y así se puede ofrecer una nueva opción de tratamiento con medicamentos diferentes, específicos para el caso.

Mejorar el servicio de cuidados en el HIV / SIDA y en las hepatitis no es solamente un problema de recursos financieros. Acciones como aumentar y facilitar el acceso al tratamiento para atender un mayor número de pacientes en el mismo local, haciendo busca activa de los infectados y los acoger con cariño en el servicio son fundamentales para crecer en el número de pacientes.

Colocaron las asociaciones de pacientes presentes que es necesario entender qué el estigma debe ser considerado como una epidemia y acoger cariñosamente el paciente por los profesionales de la salud será el mejor de los medicamentos.

En la hepatitis C es aún más fácil ya que infectados con fibrosis leve o moderada que curan con el tratamiento son dados de alta, abriendo vacantes para nuevos diagnosticados, sin sobrecargar el profesional de la salud.

Este artículo fue redactado con comentarios e interpretación personal de su autor, tomando como base la siguiente fuente:
Presentaciones durante el “HIV / HEP Americas 2017” en los días 6, 7 y 8 de abril de 2017.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]