De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS – embora tenha havido progresso no enfrentamento global da hepatite, ainda há muito a ser feito para alcançar a erradicação até 2030.
O diretor do departamento de HIV e programa global de hepatite da OMS falou na conferência para os jornalistas que estamos na era da eliminação, mas ainda temos um longo caminho a percorrer, explicando que o relatório apresentado trata das hepatites B e C porque essas compreendem 96% da mortalidade por hepatite.
O relatório indica que existem 257 milhões de pessoas vivendo com hepatite B, 68% dos quais residem em África e em regiões do Pacífico Ocidental. Mostrou que as vacinações para hepatite B aumentaram acentuadamente e, em um nível global, 84% das crianças receberam a vacinação de três doses em 2015. O relatório afirma que a proporção de crianças menores de 5 anos com novas infecções caiu de 4,7% na era anterior a vacinação para 1,3% em 2015.
O relatório mostra que apenas 9% das 257 milhões de pessoas com hepatite B estão diagnosticadas e apenas 1,7 milhões estavam em tratamento em 2015.
Na hepatite C, o relatório mostra que há no mundo 71 milhões de pessoas infectadas com a hepatite C e ainda acontecem 1,75 milhões de novas infecções a cada ano, a maioria acontecendo nos países onde são utilizadas drogas injetáveis. Foi feito um apelo no relatório para o aumento de estratégias de redução de danos como distribuição de seringas e melhores testes e cuidados de saúde nesses países.
Na hepatite C, 20% dos 71 milhões também estão diagnosticados, mas apenas 1,1 milhões iniciaram tratamento em 2015, número que provavelmente tenha aumentado em 2016.
O número de mortes por hepatite continua a aumentar, com 1,34 milhões de mortes em 2015, mas somente uns 40 países possuem planos nacionais para a eliminação das hepatites B e C.
Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Relatorio da OMS apresentado no EASL 2017
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO