Durante outubro o ministério da saúde enviou a cada estado os tratamentos para hepatite C a saber:
ESTADO | TRATAMENTOS |
Acre | 73 |
Alagoãs | 59 |
Amapá | 25 |
Amazonas | 97 |
Bahia | 305 |
Ceará | 4 |
Distrito Federal | 119 |
Espírito Santo | 149 |
Goías | 203 |
Maranhão | 55 |
Mato Grosso | 102 |
Mato Grosso do Sul | 102 |
Minas Gerais | 404 |
Pará | 124 |
Paraíba | 59 |
Paraná | 519 |
Pernambuco | 153 |
Piauí | 40 |
Rio de Janeiro | 770 |
Rio Grande do Norte | 74 |
Rio Grande do Sul | 1.649 |
Rondônia | 92 |
Roraima | 23 |
Santa Catarina | 530 |
São Paulo | 1.571 |
Sergipe | 16 |
Tocantins | 15 |
TOTAL BRASIL | 7.332 |
A distribuição é realizada trimestralmente, assim, da compra realizada, dos 25.000 tratamentos previstos, nesta distribuição já foram distribuídos 7.332. Tratamentos que já estão chegando aos pacientes naqueles estados mais organizados e rápidos na entrega.
As duas novas distribuições deverão acontecer entre janeiro/fevereiro e entre abril/maio.
O ministério só envia aquilo solicitado por cada estado e sempre e quando que as solicitações estejam completas e corretamente preenchidas. Ante qualquer falta ou erro a solicitação é devolvida ao estado.
Uma nova licitação, muito provavelmente incluindo os novos medicamentos que estão em registro na ANVISA deve acontecer em abril e se não todos, pelo menos alguns dos quatro novos medicamentos, dependendo do preço ofertado, estarão sendo incluídos no novo protocolo de tratamento, sendo prevista a distribuição mais ou menos entre julho/agosto do próximo ano, já atendendo todos os graus de fibrose.
Para conhecer quais são os quatro novos medicamentos, acesse https://hepato.com/a_noticias/209_a_noticias_port.php
MEUS COMENTÁRIOS
Uma simples analises, imaginando que todos os tratamentos fossem realizados em 12 semanas (tem tratamentos de 24 semanas, mas não dá para identificar pela distribuição de pílulas) mostra que 18% dos tratamentos utilizam o Viekira© e 82% são realizados com sofosbuvir combinado com daclatasvir ou simeprevir.
728 tratamentos utilizam daclatasvir de 30 mg, muito provavelmente para atender pacientes co-infectados HIV/HCV. Um bom sinal indicando que os co-infectados estão sendo testados e tratados para eliminar a hepatite C. Fico feliz de ver que valeu a pena minha luta pelo projeto de incluir no SICLOM o teste da hepatite C nas 474.000 pessoas com HIV que estão em tratamento antirretroviral.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO