A vacina da hepatite B pode proteger contra a diabetes

2908

21/12/2017

Isto é importante para pessoas com diabetes e familiares sem diabetes. Pesquisadores descobriram que a vacinação para evitar a hepatite B estava associada a uma redução na probabilidade do desenvolvimento do diabetes.

Foram incluídos na pesquisa as análises finais de 4.063 pacientes vacinados contra a hepatite B. Entre os pacientes imunizados após a vacinação 6,72% apresentaram diabetes em comparação com 19,01% entre os não vacinados.

Segundo os  pesquisadores este é o primeiro estudo que examina o papel da vacinação para evitar a hepatite B e o diabetes em uma amostra grande de indivíduos. Embora o diabetes também seja evitável com mudanças na dieta, atividade física, modificação do comportamento e vários medicamentos, os resultados do estudo podem fornecer mais uma forma de prevenção, pela vacina da hepatite B.

Concluem os pesquisadores que os resultados mostram a associação da vacinação contra a hepatite B com a probabilidade reduzida em 33% de desenvolver diabetes, recomendando novos estudos para confirmar o achado.

IMPORTANTE: A vacina da hepatite B é gratuita e encontrada em todos os postos de saúde para pessoas de qualquer idade. Por precaução ao procurar o posto de saúde exija que seja feito o teste da hepatite C, uma hepatite silenciosa que destrói o fígado lentamente, levando a cirrose e ao câncer de fígado.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The Impact of Hepatitis B Vaccination Status on the Risk of Diabetes, Implicating Diabetes Risk Reduction by Successful Vaccination – J. Huang et others -PLoS One. 2015;doi:10.1371/journal.pone.0139730.

 

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

 

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO