21/12/2017
Isto é importante para pessoas com diabetes e familiares sem diabetes. Pesquisadores descobriram que a vacinação para evitar a hepatite B estava associada a uma redução na probabilidade do desenvolvimento do diabetes.
Foram incluídos na pesquisa as análises finais de 4.063 pacientes vacinados contra a hepatite B. Entre os pacientes imunizados após a vacinação 6,72% apresentaram diabetes em comparação com 19,01% entre os não vacinados.
Segundo os pesquisadores este é o primeiro estudo que examina o papel da vacinação para evitar a hepatite B e o diabetes em uma amostra grande de indivíduos. Embora o diabetes também seja evitável com mudanças na dieta, atividade física, modificação do comportamento e vários medicamentos, os resultados do estudo podem fornecer mais uma forma de prevenção, pela vacina da hepatite B.
Concluem os pesquisadores que os resultados mostram a associação da vacinação contra a hepatite B com a probabilidade reduzida em 33% de desenvolver diabetes, recomendando novos estudos para confirmar o achado.
IMPORTANTE: A vacina da hepatite B é gratuita e encontrada em todos os postos de saúde para pessoas de qualquer idade. Por precaução ao procurar o posto de saúde exija que seja feito o teste da hepatite C, uma hepatite silenciosa que destrói o fígado lentamente, levando a cirrose e ao câncer de fígado.
Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
The Impact of Hepatitis B Vaccination Status on the Risk of Diabetes, Implicating Diabetes Risk Reduction by Successful Vaccination – J. Huang et others -PLoS One. 2015;doi:10.1371/journal.pone.0139730.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com