Impressionante alcance de um Post do Grupo Otimismo no Facebook sobre Diabetes e Hepatite C

2718

Diversos estudos científicos comprovam que entre 1 e 4% das pessoas com diabetes tipo 2 podem ter hepatite C, uma prevalência muito superior a encontrada na população em geral. Muitas pessoas desenvolveram diabetes por estarem infectadas pela hepatite C, desconhecendo estarem infectadas.

Em indivíduos com diabetes infectados com hepatite C aumenta o risco de problemas cardiovasculares e o avanço da fibrose, cirrose e câncer de fígado é acelerado.

Em setembro do ano passado o Grupo Otimismo colocou uma nova página no Facebook objetivando alcançar as pessoas com diabetes para alertar sobre a necessidade de realizar o teste de hepatite C. Em todas as mensagens informamos sobre a necessidade de realizar o teste da hepatite C.

Abrimos a página https://www.facebook.com/diabetesefigado e observamos um crescimento muito maior daquilo que esperávamos no interesse das informações que estávamos divulgando.

No dia 6 de janeiro colocamos a decima primeira mensagem na página, informando sobre os direitos das pessoas com diabetes e, em sete dias teve, segundo dados do Facebook, um alcançou um público de 993.865 pessoas (quase 1 milhão!), com 26.174 curtidas, foi compartilhada 13.797 vezes, ocasionou 43.998 reações e comentários e teve 103.520 cliques em publicações.

Todas as pessoas com diabetes deveriam ser testadas para hepatite C.  Certamente nesses 14 milhões de diabéticos no Brasil encontraremos uma prevalência bem superior aos 0,7% que estamos achando na população em geral.

A Sociedade Brasileira de Hepatologia já fez um alerta, cabe agora o Ministério da Saúde estabelecer prioridade para testar a hepatite C nas pessoas com diabetes se realmente quer encontrar os infectados com hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO