Informações encontradas na página da FUNDACIÓN EROSKI de Vizcaya, Espanha, ajudam não somente pessoas com diabetes, pois as recomendações são também validas para uma alimentação saudável para todos.
ALIMENTOS RECOMENDADOS:
– Leite e laticínios, leite semidesnatado ou desnatado, dependendo das necessidades individuais, mas, sendo recomendável consumir mais frequentemente iogurtes e outros derivados do leite de baixa gordura, e por logico, sem açúcar. Devem ser utilizados adoçantes. (leia sempre o rotulo).
Carne, peixe, ovos e derivados. Todos são frequentemente recomendados para uma alimentação equilibrada.
– Cereais e batatas: combinados com legumes, batata (amido), arroz, massas e outros cereais, preferindo os integrais (pão, cereais e biscoitos integrais sem açúcar).
– Leguminosas: lentilhas, grão de bico, feijão, ervilhas. Recomenda-se combinar apenas com batatas ou arroz e legumes.
– Legumes crus: todos, de preferência uma ração diária. (salada).
– Frutos: frescos, se possível, com pele e bem lavados, amassados, cozidos sem açúcar, exceto aqueles indicados abaixo em “alimentos limitados”.
– Bebidas: água, caldos e sopas sem gorduras, chás de ervas, sucos naturais e smoothies (misturas de sucos de frutas, verduras, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes) com adoçante.
– Gorduras: azeites e sementes (girassol, milho, soja), pouca manteiga, margarinas vegetais e nozes.
ALIMENTOS PERMITIDOS PARA CONSUMO MODERADO E OCASIONAL:
– Leite e laticínios: sobremesas caseiras feitas com adoçantes não calóricos que resistem ao cozimento como a sucralose.
– Carnes com pouca gordura, fígado, presunto e frango ou peru frios, presunto especial baixo em gordura e, em menor medida, outras salsichas.
– Cereais: pão branco, biscoitos tipo Maria.
– Bebidas: sucos comerciais não adoçados, café, café descafeinado, bebidas ligeiras.
– Produtos especiais para diabéticos: doces, pastelarias normais ou integrais e sorvetes feitos com adoçantes e todos aqueles que carregam frutose (açúcar calórico de frutas e mel) e com moderação.
– Outros produtos: maionese, molhos (melhor com leite semidesnatado ou desnatado).
ALIMENTOS LIMITADOS (CONSUMIR ESPORADICAMENTE OU EM PEQUENAS QUANTIDADES):
– Leite e laticínios: limitar os integrais com gordura e evitar todos aqueles que carregam açúcar, compotas, etc., e aqueles que são enriquecidos com creme de leite ou que levam creme.
– Carnes gordurosas: produtos de charcutaria e vísceras, peixe enlatado, cereais salgados ou defumados: bolachas, biscoitos.
– Leguminosas: aqueles que são cozidos com ingredientes gordurosos de origem animal (linguiça, salsicha, bacon, etc.)
– Frutas: frutas em calda, frutas secas, cristalizadas e congeladas.
– Bebidas: sucos adoçados com açúcar, bebidas refrescantes com açúcar (cola, tônica, guaraná), milk-shakes adoçados e bebidas alcoólicas.
– Gorduras: creme de leite, banha, bacon.
– Outros: chocolate e chocolate em pó, mel e compotas convencionais, geleias de frutas com açúcar.
– Edulcorantes: Evitar açúcar comum ou sacarosa.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO