Na grade de distribuição de medicamentos do primeiro trimestre de 2018 é verificado que não foi distribuído aos estados o Entecavir, provocando falta em vários estados, com pacientes interrompendo o tratamento.
Alguns médicos estão optando pela troca pelo Tenofovir, medicamento que não se encontra em falta e que em caso pontual de desabastecimento pode ser utilizado o destinado ao tratamento do HIV.
Em 14 de novembro o Ministério da Saúde determinou que na falta de Tenofovir para tratamento da hepatite B pode ser utilizado o destinado ao estoque do tratamento do HIV, solucionando o problema de faltas pontuais. Veja a resolução aprovando a entrega em http://www.hepato.com/2017/11/lamivudina-e-tenofovir-quando-em-falta-para-hepatite-b-podem-agora-utilizar-o-destinado-ao-tratamento-do-hiv-aids/
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO