O vírus da hepatite B infecta a população há muito tempo, os pesquisadores agora têm evidências de que têm infectado seres humanos há pelo menos 4.500 anos.
As evidências estão em dois estudos publicados na revista Nature. Em um artigo, o DNA do vírus foi sequenciado a partir de 304 indivíduos que viveram entre 200 e 7 mil anos atrás na Eurásia central e ocidental. Evidência de infecções pela hepatite B foi encontrada em 25 pessoas, variando ao longo de um período de quase 4.000 anos.
No segundo estudo, sequências de genoma foram feitas de 137 humanos antigos das estepes da Eurásia – uma região de cerca de 8.000 km de extensão que se estende da Hungria ao nordeste da China. Os pesquisadores usaram amostras cobrindo um período de cerca de 4.000 anos e recuperaram 12 genomas completos ou parciais do vírus da hepatite B.
Os recentes avanços no sequenciamento do DNA produziram importantes visões sobre a evolução humana, a dinâmica populacional passada e as doenças, escreveram os autores. A raiz real da hepatite B está projetada para estar entre 8,6 mil e 20,9 mil anos atrás, e o trabalho de detetive genético em amostras antigas está lentamente mostrando o caminho da origem e evolução dos vírus.
Mas somente em 1965 a hepatite B foi “descoberta” quando Baruch Blumber, então trabalhando no “National Institutes of Health (NIH)”, descobriu o Antígeno Austrália (que mais tarde veio a ser conhecido como sendo o antígeno de superfície da Hepatite B, ou HBsAg no sangue de aborígenes australianos.
O Dr. Baruch Blumber foi reconhecido com o Prêmio Nobel de Medicina em 1976 por descobrir o vírus da hepatite B e, posteriormente, a vacina para a doença.
Fontes:
– Mühlemann B, et al “Ancient hepatitis B viruses from the Bronze Age to the Medieval period” Nature 2018; DOI: 10.1038/s41586-018-0097-z.
– Damgaard PDB, et al “137 ancient human genomes from across the Eurasian steppes” Nature 2018; DOI: 10.1038/s41586-018-0094-2.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO