[:pb]O que é necessário saber ao ser diagnosticado com hepatite C[:es]Lo que usted necesita saber cuándo le diagnostican hepatitis C[:]

2276

[:pb]Não é nada agradável receber a notícia que você está com hepatite C, isso pode ser chocante e deixar você confuso já que nunca se sentiu doente ou teve qualquer sintoma, não tendo ideia de como pode estar infectado.

Mas respire fundo. A hepatite C é uma doença grave e preocupante que ataca o fígado, mas saiba que atualmente existem opções de tratamento muito eficazes, que em poucas semanas conseguem a cura.

Também é importante saber que você não está sozinho nessa experiência. A Organização Mundial da Saúde estima que no mundo 71 milhões de pessoas vivem com esta doença e a maioria ainda não sabem que estão doentes.

É natural ter muitas perguntas sobre o que a hepatite C significa para sua saúde e sua vida e o que esperar após o diagnóstico.

A hepatite C é uma infecção ocasionada por um vírus que inflama o fígado. É chamada de assassina silenciosa porque raramente apresenta sintomas logo após o contágio.

É provável que você tenha sido diagnosticado ao realizar um teste de anticorpos (Anti-HCV), hoje em dia é muito comum ser feito de forma rápida, com uma gota de sangue tirada da ponta do dedo. Mas um resultado positivo não indica que você está infectado, por enquanto o resultado somente indica que em algum momento da sua vida você teve contato com o vírus da hepatite C.

Neste ponto é obrigatório realizar um novo teste, chamado de PCR do RNA, conhecido também como carga viral, com o qual vai se confirmar se a infecção está ativa. Em aproximadamente 30% dos casos o resultado será indetectável e você não estará infectado coma  hepatite C.

Mas como em umas 70% das pessoas o teste confirmatório do vírus vai dar detectável, a infecção está ativa e progredindo a ocasionar inflação no fígado, desenvolvendo fibroses e se não tratando evoluindo para cirrose e câncer de fígado.

Então neste ponto é necessário tratar a hepatite C, caso contrário os muitos trabalhos que faz o fígado com tudo o que você come, bebe ou até respira vai ser metabolizado de forma deficiente, prejudicando a produção de proteínas, filtrando deficientemente o sangue e não conseguindo fornecer tudo aquilo que o organismo necessita para funcionar de boa forma.

Como e onde tratar a hepatite C

No Brasil o tratamento é gratuito. Todos os infectados, com qualquer grau de dano no fígado recebem tratamento.

O tratamento, no Brasil, pode ser feito no SUS – Sistema Público de Saúde, ou por médicos particulares, inclusive médicos de planos de saúde.  Qualquer médico capacitado pode indicar o tratamento sendo o paciente é que vai solicitar nas farmácias de alto custo o medicamento necessário.

Diversos exames são necessários antes do tratamento, todos eles estão explicados no Protocolo de Tratamento que o médico obrigatoriamente deve seguir.  O Protocolo de Tratamento é encontrado na página  http://www.aids.gov.br/system/tdf/pub/2016/64644/protocolo_de_hepatite_c_2019.pdf?file=1&type=node&id=64644&force=1

Os exames obrigatórios antes do tratamento são importantes para se conhecer o estado do fígado do paciente. Aqueles com maior danos no fígado, já com cirrose correm riscos de terem complicações e, portanto, esses deverão receber atendimento por médicos altamente capacitados, em geral são médicos hepatologistas e precisarão por acompanhamento a longo prazo após o tratamento.

O tratamento é simples, com comprimidos de ingestão oral, com mínimos ou nenhum efeito colateral, todos conseguem completar o tratamento que dependendo do caso é realizado em oito ou doze semanas. Em poucos casos o tratamento poderá chegar a ser de vinte e quatro semanas.

Estudos mostram que na maioria dos infectados a taxa de cura é de 98% a 99% dos infectados. Poucos, em especial os com cirrose, é que a possibilidade de cura fica um pouco menor, mas sempre acima de 90%.

Cuidado com os medicamentos, vitaminas ervas e suplementos

Alguns medicamentos, vitaminas, ervas e suplementos que você pode estar usando, incluindo alguns muito comuns, podem interferir com o tratamento, por isso é importante que você informe o seu médico sobre todos os outros medicamentos que estiver tomando. O médico vai checar na página   https://www.hep-druginteractions.org/   as possíveis interações medicamentosas dos remédios que você está tomado e com isso indicar o melhor tratamento da hepatite C.

Vivendo com hepatite C

A hepatite C é uma doença transmitida pelo sangue, por isso é perfeitamente seguro compartilhar uma bebida ou beijar alguém. Você não pode transmitir a infecção dessa maneira.

Para evitar infectar outra pessoa, é recomendável seguir o seguinte:

Não compartilhe escovas de dentes ou lâminas de barbear com outras pessoas.

Não use drogas intravenosas.

Use camisinha durante a relação sexual.

Evite sexo durante a menstruação.

Se você tem hepatite C, também é importante evitar sobrecarregar o fígado com drogas e álcool.

Não há uma dieta específica para hepatite C, mas é bom manter uma dieta saudável para manter o funcionamento do fígado tão bem quanto possível.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte:
WWW.HEPATO.COM

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]No es agradable recibir la noticia de que tiene hepatitis C, esto puede ser impactante y confuso ya que nunca se sintió enfermo ni tuvo ningún síntoma, sin tener idea de cómo podría estar infectado.

Pero respira hondo. La hepatitis C es una enfermedad grave y preocupante que ataca el hígado, pero tenga en cuenta que actualmente hay opciones de tratamiento muy efectivas que pueden curar en unas pocas semanas.

También es importante saber que no estás solo en esta experiencia. La Organización Mundial de la Salud estima que 71 millones de personas en todo el mundo viven con esta enfermedad y la mayoría aún no sabe que está enferma.

Es natural tener muchas preguntas sobre qué significa la hepatitis C para su salud y su vida y qué esperar después del diagnóstico.

La hepatitis C es una infección causada por un virus que inflama el hígado. Se llama el asesino silencioso porque rara vez muestra síntomas después de la infección.

Es probable que le hayan diagnosticado al realizar una prueba de anticuerpos (Anti-HCV), hoy en día es muy común hacerlo rápidamente, con una gota de sangre extraída de la punta de su dedo. Pero un resultado positivo no indica que está infectado, el resultado solo indica que en algún momento de su vida tuvo contacto con el virus de la hepatitis C.

En este punto, es obligatorio realizar una nueva prueba, llamada RNA PCR, también conocida como carga viral, que confirmará si la infección está activa. En aproximadamente el 30% de los casos, el resultado será indetectable y no usted no está infectado con hepatitis C.

Pero como en el 70% de las personas la prueba confirmatoria del virus será detectable, la infección está activa y progresa para causar inflación en el hígado, desarrollar fibrosis y, si no se trata, evolucionar a cirrosis y cáncer de hígado.

Por lo tanto, en este punto es necesario tratar la hepatitis C, de lo contrario, el duro trabajo que realiza el hígado con todo lo que usted come, bebe o incluso respira se metabolizará de manera deficiente, perjudicará la producción de proteínas, filtrará mal la sangre y fallará para proporcionar todo lo que el cuerpo necesita para funcionar correctamente.

Cómo y dónde tratar la hepatitis C

Se requieren varias pruebas antes del tratamiento, todas las cuales se explican en el Consenso de Tratamiento de cada país que el médico debe seguir.

Las pruebas obligatorias antes del tratamiento son importantes para conocer el estado del hígado del paciente. Las personas con mayor daño hepático que ya tienen cirrosis corren el riesgo de complicaciones, por lo que deben ser tratadas por médicos altamente capacitados, que generalmente son hepatólogos y necesitarán un seguimiento a largo plazo después del tratamiento.

El tratamiento es simple, con píldoras de ingestión oral, con efectos secundarios mínimos o nulos, todos pueden completar el tratamiento que, según el caso, se realiza en ocho o doce semanas. En algunos casos, el tratamiento puede durar hasta veinticuatro semanas.

Los estudios muestran que, en la mayoría de las personas infectadas, la tasa de curación es del 98% al 99% de las personas infectadas. Pocos, especialmente aquellos con cirrosis, es que la posibilidad de curación es ligeramente menor, pero siempre superior al 90%.

Cuidado con los medicamentos, las vitaminas y los suplementos a base de hierbas.

Algunos medicamentos, vitaminas, hierbas y suplementos que usted pueda estar usando, incluidos algunos muy comunes, pueden interferir con su tratamiento, por lo que es importante que informe a su médico sobre todos los demás medicamentos que está tomando. El médico revisará la página https://www.hep-druginteractions.org/  para ver las posibles interacciones farmacológicas de los medicamentos que está tomando y, por lo tanto, le indicará el mejor tratamiento para la hepatitis C.

Viviendo con hepatitis C

La hepatitis C es una enfermedad transmitida por la sangre, por lo que es perfectamente seguro compartir una bebida o besar a alguien. No puede transmitir la infección de esta manera.

Para evitar infectar a otra persona, le recomendamos que haga lo siguiente:

No comparta cepillos de dientes o maquinillas de afeitar con otras personas.

No use drogas intravenosas.

Use un condón durante las relaciones sexuales.

Evite las relaciones sexuales durante la menstruación.

Si tiene hepatitis C, también es importante evitar sobrecargar el hígado con drogas y alcohol.

No existe una dieta específica para la hepatitis C, pero es bueno mantener una dieta saludable para que su hígado funcione lo mejor posible.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 

IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre es importante considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.

Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.

Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.

Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM

El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]