Eliminar a hepatite C em qualquer país é possível sempre e quando os responsáveis pela saúde sejam capazes de empregar os recursos e as ferramentas necessárias e, ainda, que exista vontade política.
Para tal é necessário:
1 – Inicialmente testar a hepatite C em pessoas com mais de 40 anos, em todos aqueles com fatores de risco clássicos de aquisição da infecção, realizar a busca ativa de pacientes já diagnosticados e desenvolver estratégias de micro eliminação em populações vulneráveis;
2 – Simplificação do diagnóstico (se possível diagnóstico empregando testes rápidos e diagnóstico no local onde se encontra o paciente para cuidar de outros problemas de saúde);
3 – Simplificação do tratamento dos infectados de preferência utilizando medicamentos pangenotípicos de uso oral;
4 – Oferecer tratamento gratuito a todos os infectados e realizar a compra dos medicamentos de forma centralizada pelo governo federal, negociando o custo dos medicamentos;
5 – Melhorar a atenção nas unidades de saúde;
6 – Medidas de política sanitária com objetivo de evitar novas infecções, e, finalmente,
7 – Estabelecer metas quantitativas de eliminação da hepatite C a cada ano num planejamento de pelo menos cinco anos.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM e indique se foram feitas alterações.
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO