Novo coronavírus – COVID-19

2547

Como evitar ser infectado?

O conselho mais importante que os especialistas em saúde podem dar para nos ajudar a ficar a salvo do novo coronavírus – COVID-19 é lavar as mãos com agua e sabão.

Você não pode necessariamente controlar o que toca. Você não pode controlar quem mais tocou. Mas você pode cuidar de suas próprias mãos,

Lavar as mãos – com água e sabão – é uma arma muito mais poderosa contra germes do que muitos de nós imaginamos.

O coronavírus é como a gripe – tudo ficará bem?

O COVID-19 é semelhante à gripe na forma como é transmitida – através de gotículas respiratórias e superfícies contaminadas. E é por isso que muitas das medidas preventivas de que falamos são as mesmas da gripe. Para ficar bem, evite as pessoas doentes, lave as mãos por 20 segundos e evite tocar seu rosto. Se estiver doente, cubra a boca e o nariz ao tossir, fique em casa se estiver doente e lave as mãos por 20 segundos completos.

Mas os dois vírus são diferentes de maneiras significativas e perigosas.

A gripe tem uma vacina; o COVID-19 não. A gripe possui tratamentos; o COVID-19 não.

Com COVID-19, não existe tratamento. Isso é novo para todos. E enquanto muitos pacientes apresentam sintomas leves, cerca de 20% precisam de tratamento significativo por falta de ar e pneumonia viral em um hospital. Isso é diferente da gripe, onde menos de 2% dos pacientes necessitam de hospitalização.

ATENÇÃO: O COVID-19 não é uma “gripezinha”. A forma que ataca o corpo é bem diferente da gripe, provocando falta de ar e pneumonia viral.

Suspeitando de estar com coronavírus – COVID-19?

Nem todo mundo que contrai o coronavírus precisa ir para o hospital, e nem todo mundo que apresenta sintomas tem o vírus. Com o avanço da doença, muitas medidas estão sendo tomadas para evitar a sobrecarga do sistema de saúde. O CORONABR é uma plataforma desenvolvida pela Universidade de São Paulo em que um enfermeiro virtual ajuda a identificar se você precisa ir a um posto de saúde ou não.

Acesse o CORONABR e tire suas dúvidas em: www.coronabr.com.br

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO