Benefícios para a saúde do café e do chá

238

O café e o chá são as bebidas mais apreciadas do mundo.  Podem ser benéficas para a saúde e são uma excelente desculpa para encontrar com um amigo.

O café cresce em árvores encontradas em mais de 50 países ao redor do mundo. Os grãos são torrados e moídos. É preparado de diversas formas, coado, na pressão, expresso e outras.

Mais de dois terços da população mundial bebem chá há milênios, o chá e feito da folha de um arbusto chamado Camellia sinensis. Normalmente as folhas são mergulhadas em água fervente por alguns minutos e depois é bebido quente ou com gelo.

Os fabricantes de chá secam e trituram as folhas dependendo do tipo de chá que desejam fazer. Isso é chamado de “fermentação” – é uma reação química que afeta o sabor das folhas e as torna marrons.

Quanto mais tempo as folhas ficam secando mais cafeína têm. O chá verde usa folhas que não foram fermentadas, e é por isso que quase não contém cafeína.  O chá Oolong usa folhas que foram fermentadas por um tempo, enquanto as folhas de chá preto são fermentadas durante um tempo mais longo.

A seguir informações que podem ser encontradas em diversas publicações na internet, algumas por serem observacionais, não possuem comprovação cientifica.

Benefícios

O chá e o café ajudam o corpo a combater os radicais livres com suas propriedades antioxidantes.

Os radicais livres podem danificar as células e causar doenças e enfermidades. O corpo produz radicais livres quando processa alimentos, bebidas, ar poluído ou vapores que podem ser tóxicos.

Tanto o chá quanto o café estão associados a uma menor chance de contrair diabetes tipo 2, que afeta o modo como o corpo usa o açúcar no sangue (glicose) como combustível. O café tem muitos antioxidantes que ajudam a manter o açúcar no sangue mais baixo e estável – o principal desafio do diabetes ( https://cutt.ly/kfATOzE  ). E os antioxidantes do chá podem ajudar seu corpo a processar o açúcar no sangue.

Café e chá podem ajudar contra o Parkinson, que ataca as células nervosas do cérebro e dificulta a movimentação. Alguns estudos sugerem que a cafeína pode aliviar os primeiros sintomas do Parkinson.

Nas pessoas com doenças que afetam o coração os médicos achavam que deveriam reduzir o chá e o café, por causa da cafeína, porém estudos mostram que o chá e o café podem ajudar o coração. Um estudo demonstrou que pessoas que bebiam de 3 a 5 xícaras de café por dia eram menos propensas a ter um acúmulo de cálcio nos vasos que levam o sangue ao músculo cardíaco. Isso pode significar uma chance menor de doenças cardíacas.

O fígado é outro órgão que provavelmente se beneficia com 3 ou mais xícaras de café por dia podendo diminuir suas chances de ter doença hepática crônica, cirrose e câncer de fígado ( https://cutt.ly/IfO4qep  ). Para pessoas que não tem intolerância ao café pode ser interessante, desde que sempre sigam as recomendações, os cuidados e diretrizes do professional da saúde que cuida do paciente.

Café e chá verde podem ajudar na prevenção do câncer de mama e de próstata, enquanto o chá pode ajudar nos tipos de câncer que afetam os ovários e o estômago.

O café pode diminuir as chances de desenvolver cálculos biliares porque ajuda a mover o líquido pela vesícula biliar e diminui a probabilidade de o colesterol se cristalizar em cálculos biliares.

O café e o chá sem adição de açúcar ou creme é uma bebida com poucas calorias que pode ajudar a perder peso. São bebidas que dão satisfação, quase sem calorias.

ATENÇÃO: Não exagere – Cuidados ao beber café ou chá

Apesar dos benefícios do café e do chá para a saúde, o excesso de cafeína pode deixar as pessoas ansiosas ou irritadas e dificultar o sono. Também pode prejudicar a retenção do cálcio, o que pode levar a fraturas ósseas (o cálcio mantém os ossos fortes). Fale com o seu médico se tiver dúvidas.

Carlos Varaldo

www.hepato.com

hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.

Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO