Um resumo do Congresso Americano de Fígado “The Liver Meeting – AASLD 2020”

391

Participei entre os dias 13 e 16 de novembro o Congresso Americano de Fígado “The Liver Meeting – AASLD 2020” este ano de forma virtual. É o congresso de maior importância mundial sobre as doenças do fígado.

Este ano a participação de profissionais da saúde e pesquisadores foi bem menor, pois a inscrição era cara, entre 170 e 250 dólares e poucos podem dispor de quatro dias inteiros para ficar na frente de um computador.

O número de trabalhos apresentados também foi menor, segue a quantidade que foi apresentada e discutida:

– Hepatite C, 154 trabalhos;

– Hepatite B, 162 trabalhos;

– NAFLD – NASH (gordura no fígado), 384 trabalhos;

– Covid e fígado, 88 trabalhos;

– Hepatite autoimune, 62 trabalhos;

– Câncer de fígado, 165 trabalhos e,

– Transplante de fígado, 147 trabalhos.

Nas próximas semanas resumirei aqueles que considero mais interessantes e importantes, começando pela Hepatite C, descartando aqueles que simplesmente são estudos retrospectivos sobre observações no resultado dos tratamentos.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO