Vacinas da gripe e Covid, quando aplicar?

3948

É importante não receber as vacinas da gripe e da Covid juntas, isso é perigoso!

É necessário deixar passar um tempo de no mínimo duas semanas entre uma vacina e outra.

Pessoas que estão perto de receber a vacina Covid devem dar prioridade a essa vacina, deixando a vacina da gripe para depois.

Mas se a estimativa para receber a vacina Covid ainda está longe, o recomendável e tomar logo a vacina da gripe.

No Brasil temos no momento duas vacinas Covid, a CoronaVac (Butantan) e a AstraZeneca (FioCruz), cada uma delas com esquemas de aplicação de doses diferente.

Com a vacina CoronaVac (Butantan) na qual o intervalo entre as doses é de até quatro semanas, a vacina da gripe pode ser aplicada antes de duas semanas de receber a primeira dose da CoronaVac ou após duas semanas de ter recebido a segunda dose da CoronaVac. Nunca deve se aplicar a vacina da gripe no intermédio das duas doses da CoronaVac.

Com a vacina AstraZeneca (FioCruz) que entre as doses existe um intervalo de até 12 semanas, a vacina da gripe pode ser aplicada antes de duas semanas de receber a primeira dose da AstraZeneca ou após duas semanas de ter recebido a segunda dose da AstraZeneca.

 Alguns profissionais da saúde aceitam que por se tratar de um intervalo de 12 semanas entre as doses da AstraZeneca, poderia então se aplicar a vacina da gripe na metade desse intervalo. Este assunto ainda é controverso, faltando evidências cientificas para poder ser afirmativo.