ALERTA – Vacinação da hepatite B em crianças despenca!

41

É alarmante a queda da vacinação para hepatite B em crianças de até 30 dias de vida.

Pela TbaNet/DataSus consultada em 20 de setembro se observa que:

Em 2015 90,93% das crianças receberam a vacina,

Em 2018 o índice de vacinação foi de 88,40%,

Em 2019 a vacinação das crianças caiu para 78,57% e,

Em 2020 somente 63,43% das crianças com até 30 dias de idade receberam a vacina da hepatite B.

Em 2021, com a COVID como é que ficaremos na imunização das crianças?

Não parece ser culpa da COVID a diminuição da vacinação das crianças, pois desde 2018 é observado a cada ano um percentual menor de crianças vacinas.

Os profissionais da saúde devem incentivar a vacinação da hepatite B em crianças recém-nascidos, não podemos perder o excelente índice de vacinação nessa faixa etária que tínhamos antes de 2015.

Se você conhece algum familiar ou pessoa amiga que tem uma criança, fale com ela sobre a necessidade da vacina da hepatite B, uma doença perigosa, de fácil transmissão e que ainda não tem cura.

A vacina está disponível gratuitamente em todos os postos e unidades de saúde do SUS, para indivíduos de qualquer idade.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com

IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.

Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.

Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
Acesso livre: Este artigo é distribuído sob os termos da Licença Internacional Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial 4.0 ( 
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ ), que permite qualquer uso, distribuição e reprodução não comercial em qualquer meio, desde que você dê o crédito apropriado ao (s) autor (es) original (is) e cite à fonte WWW.HEPATO.COM  e indique se foram feitas alterações.

O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO