Cuidando do fígado no Ano Novo

41

Desejando a todos um Feliz Natal, e por ser uma época de festas e reuniões de confraternização nada melhor que lembrar que e existem alimento benéfico e outros que são prejudiciais para o fígado.

Os que são bons:

Alimentos com muita fibra, como a Aveia, podem ajudar o fígado a funcionar da melhor maneira possível.

Muitos vegetais ajudam a manter seu fígado saudável. O Brócolis e a Espinafre são os que conseguem mais benefícios.

Se você não conseguir passar o dia sem café, ficará feliz em saber que isso pode trazer alguns benefícios para o fígado.

O chá verde está repleto de um tipo de antioxidante chamado catequinas que pode proteger contra algumas formas de câncer, incluindo o fígado.

Uma das melhores coisas que você pode fazer pelo fígado é manter um peso saudável. Adquira o hábito de beber água em vez de bebidas açucaradas, como refrigerantes ou bebidas esportivas. Você ficaria surpreso com quantas calorias você economizará a cada dia.

As nozes são boas fontes de vitamina E, um nutriente que ajuda a proteger contra doenças hepáticas gordurosas.

Amoras, chocolate amargo, azeitonas e ameixas contêm nutrientes chamados polifenóis que podem ajudar a protegê-lo contra a doença hepática gordurosa não alcoólica.

Deseja proteger seu fígado e seu coração ao mesmo tempo? Condimente com orégano, sálvia ou alecrim. Eles são uma boa fonte de polifenóis saudáveis. Um benefício extra: eles ajudam a reduzir o sal em muitas receitas.

A quinoa é rica em proteínas e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas.

Alguns estudos sugerem que a canela pode ter um efeito estabilizador nos níveis de açúcar no sangue. Isso pode reduzir o apetite, principalmente em pessoas com diabetes tipo 2.

A pimenta tem um produto químico sem sabor chamado capsaicina. A capsaicina parece reduzir o apetite e acelerar um pouco o metabolismo, mas apenas por um curto período.

Melancia, goiaba, pepino, uva, laranja, limão, tomate, entre tantos outros são ricas em água e fibra, o que pode mantê-lo csatisfeito por mais tempo. Eles também são doces, satisfazendo o seu gosto por uma fração das calorias que você obteria de biscoitos ou brownies.

Substitua a batata comum pela batata doce, ela tem menos açúcar. As batatas doces cozidas, pelo seu sabor não precisam de manteiga ou molhos.

Um ovo tem apenas 75 calorias, mais 7 gramas de proteína, além de outros nutrientes vitais.

O leite desnatado fornece muita proteína, cálcio e vitamina D sem a gordura encontrada no leite integral. E mesmo sem gordura, o leite desnatado pode ajudá-lo a se sentir satisfeito.

Os que devemos evitar:

Batatas fritas e hambúrgueres são uma má escolha para manter seu fígado saudável.

Evite açúcar em excesso. Muita coisa doce pode afetar seu fígado. Isso ocorre porque parte de seu trabalho é converter açúcar em gordura.

Seu corpo precisa de um pouco de sal – mas não tanto quanto você provavelmente usa. Pesquisas sugerem que uma dieta rica em sódio pode levar à fibrose, que é o primeiro estágio da cicatrização do fígado.

Beber demais pode causar estragos no fígado. Com o tempo, pode levar à cirrose.

Batatas fritas e salgadinhos geralmente são carregados com açúcar, sal e gordura. Cortar é um ajuste de dieta relativamente fácil.

Um Feliz Natal, desejando de coração um Ano Novo que seja muito menos tumultuado que este que acaba.

Carlos Varaldo
hepato@hepato.com
www.hepato.com