15 anos da World Hepatitis Alliance – WHA

53

Em 2007, por iniciativa de Charles Gore e Raquel Peck oito pessoas representando grupos das cinco regiões do planeta ficamos reunidos por três dias em Londres para formar a World Hepatitis Alliance – WHA com o objetivo de gerenciar, organizar e dar visibilidade ao Dia Mundial da Hepatite. Cada um de nós assumiu a diretoria de uma região com o objetivo de reunir as associações de pacientes.

Foto dos fundadores da World Hepatitis Alliance – WHA – Londres 2007

Em 2008 é realizada a primeira campanha a nível mundial organizada pela WHA com o tema “Sou o Número 12”. Isso porque na época a Organização Mundial da Saúde estimava que uma a cada 12 pessoas no mundo poderiam estar infectadas com hepatite.

Primeira Campanha – “Sou o Número 12” – Pão de Açucar – Rio de Janeiro

Em 2012, a World Hepatitis Alliance – WHA recebeu o status oficial de Relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em 2013, a World Hepatitis Alliance – WHA organizou uma reunião paralela na Assembleia Mundial da Saúde em nome do Brasil para discutir a falta de progresso global no tratamento das hepatites virais. Como resultado da reunião, o Egito se ofereceu para colocar a hepatite na pauta da Assembleia para o ano seguinte e o Brasil concordou em redigir uma nova resolução. Em seguida, a OMS auxiliou o Brasil na redação da resolução e realizou consultas com outros Estados Membros importantes.

Em setembro de 2015, a WHA e a OMS convocaram mais de 175 organizações e indivíduos de 55 países, na primeira Cúpula Mundial da Hepatite, que teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento de planos nacionais abrangentes no âmbito da Estratégia Global do Setor de Saúde (GHSS). O GHSS afirma em sua introdução: “a hepatite viral é um desafio internacional de saúde pública, comparável a outras grandes doenças transmissíveis, incluindo HIV, tuberculose e malária. amplamente ignorado como uma prioridade de saúde e desenvolvimento até recentemente.”

Apoiado por esforços contínuos da World Hepatitis Alliance – WHA, a Estratégia Global do Setor de Saúde da OMS foi adotada em 2016 dentro da resolução WHA69.22 por 194 governos na 69ª Assembleia Mundial da Saúde, tendo como objetivo a eliminação das hepatites no mundo até 2030.

Dos dias mundiais da saúde específicos para doenças na OMS, um desses é o Dia Mundial da Hepatite, realizado anualmente em 28 de julho.

Quando em Londres em 2007 estávamos reunidos sabíamos que trabalhando estrategicamente e de forma unida com associações de pacientes, governos e a Organização Mundial da Saúde conseguiríamos conscientizar o mundo para trabalhar na eliminação das hepatites.

Alguns países, como é o caso do Brasil, um exemplo para o mundo, certamente estão no caminho correto para a eliminação das hepatites até 2030.

Fico feliz com o resultado e agradeço a todos os que nesses 15 anos participaram e se envolveram para cumprir a nossa meta.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com