QUAIS SÃO E PARA QUE SERVEM OS PRINCIPAIS EXAMES DE ROTINA SOLICITADOS NA CONSULTA MÉDICA

53

É uma boa recomendação que se faça uma consulta médica a cada doze meses, mesmo que a pessoa não apresente nenhum sintoma. Nessa consulta poderão ser solicitados exames de diagnósticos para ajudar na aplicação da conduta médica adequada para ter um correto diagnostico de algum problema.

Dependendo do estado de saúde da pessoa, pode haver mudanças nos exames solicitados e na frequência com que são realizados.

Serão solicitados exames de sangue que variam de acordo com a idade, sexo e hábitos de vida da pessoa para diagnóstico precoce das principais causas de doenças e dependendo do estado de saúde da pessoa, pode haver mudanças nos exames solicitados e na frequência com que são realizados.

– Entre os exames recomendados os exames de glicemia e hemoglobina glicada são realizados para pesquisa de diabetes;

– Já os de colesterol total e frações avaliam o risco de doenças do coração;

– Os exames com as letras TGO e TGP são para verificar como anda a função do fígado;

– Serão realizados exames para diagnosticar as hepatites B e C, HIV (aids) e sífilis;

– O hemograma completo é sempre solicitado e com ele é possível avaliar a presença de anemia ou de alteração dos glóbulos brancos;

– Exames de ureia e creatinina avaliam a função renal;

– Também o médico poderá solicitar a pesquisa de sangue oculto nas fezes para ambos os sexos a partir dos 45 anos e o exame de citologia oncótica (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos;

– Poderão ser solicitados exames hormonais: TSH e T4 livre (tireoide) e hormônios femininos;

– Em todas as mulheres acima dos 40 anos a mamografia será indicada;

– Para os homens será solicitado o exame para verificar o nível de testosterona e fazer uma análise da próstata por meio do PSA livre e total. Estes últimos, principalmente após os 50 anos de idade.