[:pb]Carga Viral Negativa é igual a Carga Viral Indetectável?[:es]¿Carga Viral Negativa es igual a Carga Viral Indetectable?[:]

33120

[:pb]Existem dois métodos de PCR, o quantitativo e o qualitativo para determinar a presença do vírus da hepatite C no organismo. No qualitativo o resultado e simplesmente dado como “positivo” ou “negativo”, em alguns casos aparece como “indetectável”.

No teste quantitativo o resultado quando positivo é expresso por um número que mostra a quantidade de unidades internacionais do vírus encontradas em 1 mililitro de sangue, o número do resultado é seguido de: IU/ml.

Mas todo teste PCR, seja o qualitativo ou o quantitativo necessita de uma quantidade mínima de unidades virais para conseguir detectar o vírus, é a chamada sensibilidade do teste.

Existem diferentes marcas comerciais de testes e cada uma delas apresenta uma sensibilidade diferente, valor esse que sempre deve constar no resultado do exame para que seja possível se conseguir fazer uma boa interpretação.

Entre os testes atualmente mais empregados existem testes com sensibilidade de 15 IU/ml e de 25 IU/ml.

Então, se a carga viral se encontra acima desses valores o resultado é “positivo”, isto é, o vírus se encontra no organismo do paciente. Mas se o resultado é “negativo” ou “indetectável” não existe segurança para se afirmar que o paciente está curado da hepatite C, pois poderá existir entre uma unidade do vírus e o mínimo necessário para o teste o encontrar, que podem ser 15 ou 25 dependendo da sensibilidade do teste empregado.

É por esse motivo que ao finalizar o tratamento deve se aguardar seis meses para realizar uma carga viral para então confirmar o resultado do tratamento. Se o resultado após esses seis meses continua “negativo” ou “indetectável” então se considera que o paciente conseguiu a resposta sustentada, que é considerada a cura da hepatite C.

Devido a rápida replicação do vírus da hepatite C esses seis meses são mais que suficientes para, que caso um vírus, tenha ficado no organismo tenha condições suficientes para se multiplicar e for novamente detectado quando da realização da carga viral. Nesses casos o tratamento não conseguiu o sucesso esperado e o paciente recidivou, continuando infectado com o vírus da hepatite C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO[:es]Existen dos métodos de PCR, el cuantitativo y el cualitativo para determinar la presencia del virus de la hepatitis C en el organismo. En el cualitativo el resultado y simplemente dado como “positivo” o “negativo”, en algunos casos aparece como “indetectable”.

En la prueba cuantitativa el resultado cuando positivo es expreso por un número que muestra la cantidad de unidades internacionales del virus encontradas en 1 mililitro de sangre, el número del resultado es seguido de: IU/ml.

Pero toda prueba PCR, sea el cualitativo o el cuantitativo necesita una cantidad mínima de unidades víricas para lograr detectar el virus, es la llamada sensibilidad de la prueba.

Existen diferentes marcas comerciales de pruebas y cada de ellas presenta una sensibilidad diferente, valor ése que siempre debe constar en el resultado del examen para que sea posible se conseguir hacer una buena interpretación.

Entre las pruebas actualmente más empleados existen pruebas con sensibilidad de 15 IU/ml y de 25 IU/ml.

Entonces, si la carga viral se encuentra arriba de ésos valores el resultado es “positivo”, esto es, el virus se encuentra en el organismo del paciente. Pero si el resultado es “negativo” o “indetectable” no existe seguridad para afirmarse que el paciente está curado de la hepatitis C, pues podrá existir entre una unidad del virus y el mínimo necesario para la prueba encontrarlo, que pueden ser 15 o 25 dependiendo de la sensibilidad de la prueba empleada.

Es por ese motivo que al finalizar el tratamiento debe se aguardar seis meses para realizar una carga viral para entonces confirmar el resultado del tratamiento. Si el resultado después de ésos seis meses continúa “negativo” o “indetectable” entonces se considera que el paciente logró la respuesta sostenida, que es considerada la cura de la hepatitis C.

Debido a la rápida replicación del virus de la hepatitis C ésos seis meses son más que suficientes para, que caso un virus, haya quedado en el organismo tenga condiciones suficientes para multiplicarse y sea nuevamente detectado cuando de la realización de la carga viral. En esos casos el tratamiento no consiguió el éxito esperado y el paciente recidivó, continuando infectado con el virus de la hepatitis C.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com 


IMPORTANTE: Los artículos se encuentran en orden cronológico. El avanzo del conocimiento en las pesquisas puede tornar obsoleta cualquier colocación en pocos meses. Encontrando colocaciones diversas que puedan ser consideradas controversias siempre debe se considerar la información más actual, con fecha de publicación más reciente.


Carlos Varaldo y el Grupo Optimismo declaran que no tienen relaciones económicas relevantes con eventuales patrocinadores de las diversas actividades.


Aviso legal: Las informaciones de este texto son meramente informativas y no pueden ser consideradas ni utilizadas como indicación médica.


Es permitida la utilización de las informaciones contenidas en este mensaje si se cita la fuente: WWW.HEPATO.COM


El Grupo Optimismo es afiliado a AIGA – ALIANZA INDEPENDIENTE DE GRUPOS DE APOYO[:]