Quando uma pessoa chegou a desenvolver cirrose apresentando sintomas característicos da perda parcial da função do fígado os profissionais da saúde pensam inicialmente em algum caso de hepatite B ou C, mas isso pode ser uma estimativa equivocada.
Existem muitas doenças que atacam o fígado que ocasionam sintomas parecidos. A diferença entre elas é a gravidade e a velocidade com que deterioram o fígado, por isso a procura diagnóstica da causa deve ser mais amplia e não se limitar as tradicionais hepatites virais. As principais doenças que destroem o fígado incluem:
– Síndrome de Alagille – Doença hereditária rara, os pacientes têm menos ductos biliares, assim o fígado é incapaz de desempenhar adequadamente suas muitas funções. É usualmente diagnosticada na infância ou início da infância, e pode afetar outros órgãos, tais como o coração e os rins.
– Doença hepática relacionada ao álcool – O consumo excessivo de álcool pode causar doença hepática. O tipo e a gravidade variam, indo de esteatose (acumulação de gordura nas células do fígado), hepatite (inflamação do fígado), fibrose (lesões nas células do fígado), e cirrose. As mulheres são duas vezes mais suscetíveis à desenvolver danos no fígado.
– Alfa-1 antitripsina (AAT) – Esta doença genética hereditária provoca uma incapacidade do fígado para produzir proteínas.
– Hepatite auto-imune – Quando o sistema imunológico do corpo ataca as células do fígado.
– Síndrome de Gilbert – Doença hereditária causada por uma redução nas enzimas de processamento de bilirrubina no fígado. Isto conduz à acumulação de excesso de bilirrubina no sangue. É uma doença leve, algumas vezes completamente assintomática.
– Hemocromatose – Esta doença é uma condição em que o excesso de ferro é absorvido através do tubo digestivo, sendo o excesso armazenado principalmente no fígado. Existem dois tipos de hemocromatose, a hereditária e a causada principalmente por anemia ou alcoolismo.
– Câncer de fígado – Existem duas categorias de câncer de fígado, o primário que começa no fígado e o secundário que é uma metástase de um câncer que teve inicio em outro órgão.
– Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) e esteato-hepatite não alcoólica (NASH) – Conhecidas como esteatose hepática. NASH também pode permanecer assintomática, mas pode progredir para cirrose.
– Cirrose biliar primária (PBC) – Os ductos biliares do fígado ficam inflamados e danificados, a bile se acumula no fígado destruindo as células podendo causar cirrose.
– Colangite esclerosante primária (PSC) – Esta é uma doença crônica, lentamente progressiva que danifica os ductos biliares dentro e fora do fígado.
– Doença de Wilson – Este distúrbio genético provoca a acumulação de cobre no corpo, especialmente no fígado, cérebro, olhos e outros órgãos.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO