Tópicos sobre o vírus da Hepatite C

2474

O que é:

– O vírus da hepatite C é um vírus RNA que infecta as células do fígado, mas também pode ser encontrado em outras células do corpo.

Sobrevida fora do organismo:

– Sangue contendo vírus da hepatite C o vírus pode sobreviver em uma superfície por até 6 semanas e dentro de uma agulha de uma seringa por até 63 dias, conforme um estudo realizado.

Transmissão:

– A transmissão acontece pelo sangue.

– Possibilidade de contagio compartilhando instrumentos perfuro cortantes, como seringas, alicates de manicure e utensílios para uso de drogas.

– A transmissão sexual é rara de acontecer, ficando entre zero e 3% conforme diversos estudos. A hepatite C não é considerada uma doença de transmissão sexual.

– A transmissão à criança durante o parto por uma mãe infectada é de aproximadamente 5%.

– Possibilidade de contagio entre os profissionais de saúde é menor de 2%.

– Possibilidade de contagio para pacientes renais que realizam hemodiálise.

– Possibilidade de contagio ao realizar tatuagens ou colocar piercings.

– Possibilidade de contagio compartilhando instrumentos cortantes em casa, como laminas de barbear.

– Possibilidade de contagio superior em prisões, instituições de saúde mental, usuários de drogas, moradores de rua e comunidades indígenas.

– 10 % das formas de contagio não conseguem ser identificadas.

– Não existem dados seguros sobre a possibilidade de contagio no dentista.

O contagio com hepatite C “não acontece” por:

– Amamentação

– Alimentos ou água

– Compartilhamento de talheres ou copos

– Espirros

– Abraços

Prevenção:

– Não compartilhar instrumentos de drogas fumadas ou aspiradas.

– Realizar tatuagem somente em locais autorizados pela Vigilância Sanitária. Verificar que existe auto-clave em funcionamento. As agulhas deve ser novas (nunca aceite reutilizar) e que a tinta seja colocada numa paleta e o sobrante descartado.

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO