Exercícios simples durante 24 semanas diminuem a gordura no fígado, as transaminases e a resistência a insulina – AASLD 2016

4807
Atividades físicas são recomendadas as pessoas com gordura no fígado (esteatose)

 

Os autores de um estudo apresentado no Congresso Americano de Fígado, o AASLD 2016, examinou se seria possível reduzir os níveis da transaminase ALT (alanina aminotransferase) nos pacientes com esteatose com a realização de um programa de exercícios.

Cinquenta e nove pacientes com gordura no fígado não provocada pelo álcool (esteatose não alcoólica) foram divididos em dois grupos, sendo que 28 pacientes realizariam exercícios de resistência (flexões e agachamentos) três vezes por semana durante 24 semanas além das atividades físicas que realizavam diariamente de forma normal e, o segundo grupo, (grupo controle) continuaria com sua rotina de atividades físicas normais.

Nenhuma mudança na dieta de todos os 59 pacientes foi realizada.

A gordura no fígado foi avaliada antes do início do estudo e após as 24 semanas por ultrassonografia.

Os resultados mostram que os níveis da transaminase ALT no grupo que realizou a rotina de exercícios teve uma redução, em média, de 76,9 para 59,3.

A resistência a insulina medida pelo HOMA-IR teve, na média, do grupo que realizou a rotina de exercícios uma redução de 4,0 para 3,01.

O grau de esteatose (gordura no fígado) avaliado pela ultrassonografia teve uma redução, na média do grupo que realizou a rotina de exercícios de 2,00 para 1,55.

No grupo controle, após as 24 semanas de seguimento, não foram encontradas mudanças no nível da transaminase ALT, na resistência a insulina nem no grau da gordura no fígado.

Concluem os autores que 24 semanas de exercícios de resistência simples, incluindo flexões e agachamento três vezes a semana durante 24 semanas, além da rotina normal de exercícios físicos normal do paciente, representa um tratamento eficaz para a esteatose não alcoólica (gordura no fígado não provocada pelo abuso de bebidas alcoólicas).

MEU COMENTÁRIO

Fica demonstrado que já que não existem medicamentos para tratar a gordura no fígado (esteatose) é de responsabilidade do paciente cuidar dela, de forma simples, com uma dieta sadia e balanceada, mantendo o peso ideal e realizando atividades físicas aeróbicas (caminhada, bicicleta, natação) somadas a três dias de exercícios de resistência (flexões e agachamento) durante uns 15 ou 20 minutos três dias por semana.

Os benefícios e os resultados aparecem logo, em tão só 24 semanas. Obtidos os resultados e melhorias deve se tentar continuar de forma permanente com o programa de exercícios.

Este artigo foi redigido com comentários e interpretação pessoal de seu autor, tomando como base a seguinte fonte:
Simple resistance exercise for 24 weeks decreases alanine aminotransferase levels in patients with non-alcoholic fatty liver disease – Manabu Hayashi, Atsushi Takahashi, Hiromichi Imaizumi, Masashi Fujita, Ken Okai, Kazumichi Abe, Hiromasa Ohira – Abstract 1124 – AASLD 2016

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO