Países da América Latina poderão comprar medicamentos para tratamento da Hepatite C, com descontos, pela OPAS

5644

Trinta e nove países da América Latina já podem comprar medicamentos para tratamento da hepatite C por intermédio da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS – a preços reduzidos.

Os medicamentos oferecidos pela OPAS, todos originais e fabricados pela Gilead, são o Sovaldi® (sofosbuvir), o Harvoni® (sofosbuvir / ledipasvir) e o Epclusa® (sofosbuvir /velpatasvir).

Os 12 países de baixos recursos abaixo listados podem comprar por 300.- dólares (caixa para 4 semanas) o Sovaldi® e por 400.- dólares a caixa de 4 semanas do Harvoni® ou do Eppclusa®.

Já os 27 países de recursos médios listados abaixo podem comprar por 1.800.- dólares (caixa para 4 semanas) o Sovaldi® e por 2.600.- dólares a caixa de 4 semanas do Harvoni® ou do Eppclusa®.

Mas dependendo do total comprado no total da América Latina até o final de 2018 a Gilead oferece um desconto aos países de renda média, isto é, se forem adquiridos entre todos os países 9.000 caixas (3,000 tratamentos), o preço cai para 1.700.- dólares (caixa para 4 semanas) o Sovaldi® e por 2.400.- dólares a caixa de 4 semanas do Harvoni® ou do Epclusa®.

E se a venda atingir 33.000 caixas (11,000 tratamentos) adquiridos entre todos os países, o preço cai para 1.399.- dólares (caixa para 4 semanas) o Sovaldi® e por 2.004.- dólares a caixa de 4 semanas do Harvoni® ou do Epclusa®.

Chegando a essas quantidades a Gilead outorgará o credito correspondente as compras realizadas a preço maior durante o período compreendido até 31 de dezembro de 2018.

Os medicamentos constantes neste acordo com a OPAS podem ser comprados pelos países sem necessidade de aguardar a aprovação pelas agências reguladoras dos países, o que facilita e acelera a chegada aos infectados.

Devemos agradecer a Organização Pan-americana da Saúde – OPAS – a negociação para conseguir realizar tal acordo de preços, o qual certamente facilitará o acesso a tratamentos em praticamente todos os países.

Países de baixos recursos:

1. Bolívia
2. Cuba
3. Dominica
4. El Salvador
5. Guatemala
6. Guayana
7. Haiti
8. Honduras
9. Nicarágua
10. Paraguai
11. Sant Vivente and Granadines
12. Suriname

Países de recursos médios

1. Anguilla
2. Argentina
3. Aruba
4. Bahamas
5. Barbados
6. Belize
7. Brasil
8. Ilhas Virgens
9. Cayman
10. Chile
11. Colômbia
12. Costa Rica
13. Curaçao
14. Republica Dominicana
15. Equador
16. Granada
17. Jamaica
18. Monserrat
19. Panamá
20. Peru
21. Saint Maarten
22. Saint Kitts and Nevis
23. Santa Lucia
24. Trinidad e Tobago
25. Turks and Caicos Islands
26. Uruguay
27. Venezuela

Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com


IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.


Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.


Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM


O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO