Acabam de serem publicadas as recomendações atualizadas para cuidados e tratamento de infectados com hepatite B da Associação Americana de Fígado AASLD.
Resumindo os pontos principais, vemos que são cinco os medicamentos recomendados para o tratamento:
Interferon Peguilado alfa 2-a em adultos
Interferon recombinante alfa 2-b em crianças
Entecavir
Tenofovir dipovoxil fumarate
Tenofovir alafenamide (TAF)
Não são medicamentos preferenciais:
Lamivudina
Adefovir
Telbivudine
O Consenso define as diferentes fases de uma infecção crônica pela hepatite B, indica uma seleção de testes utilizados para gerenciamento da doença, mostra os diversos genótipos, a importância do resultado quantitativo do HBSAg, mostra como acompanhar pacientes fora do tratamento (na fase imuno tolerante; na fase inativa e naqueles que conseguiram a cura funcional).
Também inclui informações sobre a hepatite D (Delta), outro sobre a co-infecção HIV / HBV, hepatite B aguda, não respondedores ao tratamento, etc., etc..
O consenso com as recomendações de tratamento de 2018 da Associação Americana de Fígado – AASLD – se encontra (em inglês) na página https://aasldpubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/hep.29800
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação medica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO