Finalmente, no segundo dia do Pregão para oferta de preços para compra de 50.000 tratamentos para hepatite C durante o ano de 2019, as empresas participantes foram Gilead, MSD, Abbvie, Blanver e BMS (Sword).
Não foi possível um Pregão pela totalidade dos 50.000 tratamentos já que existem dois medicamentos que somente atendem infectados com o genótipo 1 e três medicamentos que por serem pangenotípicos atendem todos os infectados.
Então o Pregão, na convocação, foi dividido em quantidades por genótipos e características de grupos de infectados, em cada um deles foi estimada a quantidade de tratamentos e as empresas fabricantes poderiam ofertar em qualquer um desses grupos.
RESULTADO DOS OITO ITEMS:
Item 1 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento HARVONI (Sofosbuvir / Ledipasvir) ao preço de 1.148,12 dólares por tratamento de 12 semanas.
Item 2 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento HARVONI (Sofosbuvir / Ledipasvir) ao preço de 1.148,12 dólares por tratamento de 12 semanas.
Item 3 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento EPCLUSA (Sofosbuvir / Velpatasvir) ao preço de 1.470,00 dólares por tratamento de 12 semanas.
Item 4 – Fracassado por ofertas acima do valor de referência. O menor valor foi da Gilead, em segundo MSD e o mais caro da Blanver/BMS-Sword. Corresponde a um lote de 406 tratamentos para atender o genótipo 4.
Item 5 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento EPCLUSA (Sofosbuvir / Velpatasvir) ao preço de 1.470,00 dólares por tratamento de 12 semanas.
Item 6 – Fracassado por ofertas acima do valor de referência. O menor valor foi da MSD e em segundo o da Abbvie. Corresponde a um lote de 2.103 tratamentos para atender o pacientes com problema renal crônico.
Item 7 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento HARVONI (Sofosbuvir / Ledipasvir) ao preço de 1.148,12 dólares por tratamento de 12 semanas.
Item 8 – Ganhador pelo menor preço GILEAD com o medicamento EPCLUSA (Sofosbuvir / Velpatasvir) ao preço de 1.470,00 dólares por tratamento de 12 semanas.
OBSERVAÇÃO:
– Os Itens 4 e 6 que fracassaram no Pregão, não significa que esses pacientes serão excluídos do Protocolo de tratamento, pois nesses casos são realizadas compras por separado no ministério da saúde.
IMPORTANTE:
Participaram do Pregão TODAS as empresas fabricantes de medicamentos para tratamento da hepatite C. O Pregão foi realizado em sessão pública, aberta, transmitida pela internet, gravada e gerará uma ATA com tudo o acontecido.
Certamente que ainda poderão acontecer questionamentos, recursos e até tentativas de impugnação pelas empresas perdedoras, mas não acredito que tenham sucesso, pois tudo correu democraticamente, dentro das normas legais. O Processo deverá fechar durante o mês de fevereiro.
Carlos Varaldo
www.hepato.com
hepato@hepato.com
IMPORTANTE: Os artigos se encontram em ordem cronológica. O avanço do conhecimento nas pesquisas pode tornar obsoleta qualquer colocação em poucos meses. Encontrando colocações diversas que possam ser consideradas controversas sempre considerar a informação mais atual, com data de publicação mais recente.
Carlos Varaldo e o Grupo Otimismo declaram não possuir conflitos de interesse com eventuais patrocinadores das diversas atividades.
Aviso legal: As informações deste texto são meramente informativas e não podem ser consideradas nem utilizadas como indicação médica.
É permitida a utilização das informações contidas nesta mensagem desde que citada a fonte: WWW.HEPATO.COM
O Grupo Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO