Sofosbuvir/Velpatasvir/Voxilaprevir: O último medicamento que falta na hepatite C

346

No Brasil o SUS fornece gratuitamente todos os medicamentos de última geração necessários ao tratamento da hepatite C, medicamentos estes que são os melhores que existem no mundo.

Com isso, aproximadamente entre 97% e 98% dos infectados resultam curados. 

Mas lamentavelmente uns 2 ou 3% não conseguem a cura. Para estes existe um medicamento próprio para o “resgate”, que oferece uma nova oportunidade de cura, assim, praticamente todos os infectados resultaram curados.

Sofosbuvir/Velpatasvir/Voxilaprevir, medicamento indicado para pacientes com infecção crônica pelo HCV, genótipos 1 a 6, sem cirrose ou com cirrose compensada, que falharam anteriormente na terapia com um regime antiviral de ação direta. O tratamento consiste em um regime simples de 12 semanas. Da empresa Gilead, é comercializado com o nome comercial “Vosevi”. Foi aprovado pela ANVISA em 2020, mas ainda não foi incorporado no SUS.

Foi solicitada a apreciação de incorporação na CONITEC e na reunião de 1º de setembro fui designado para defender a incorporação dele. Triunfamos!

O Colegiado aprovou enviar a incorporação a Consulta Pública com parecer favorável para ser incorporado.

Assim, em 2023 os infectados que não conseguiram a cura com os medicamentos orais, de ação direta, terão a oportunidade de curar definitivamente a hepatite C.

Com a incorporação do Sofosbuvir/Velpatasvir/Voxilaprevir não teremos mais nada a reivindicar para o tratamento da hepatite no Brasil, pois teremos o melhor e mais moderno arsenal para acabar com a doença.

================================================         

Para acompanhar tudo o que for novidade nas hepatites e no fígado, que for apresentado nos congressos ou nas políticas públicas, visite nossa página na internet, nosso Facebook e nossoTwitter:

Internet:  www.hepato.com

Facebook: www.facebook.com/hepatocom

Twitter: twitter.com/hepato/

NoTwitter você pode ser informado automaticamente de novas publicações. É só marcar “seguir” no aplicativo.

Carlos Varaldo

Grupo Otimismo

hepato@hepato.com

www.hepato.com

Otimismo é afiliado da AIGA – ALIANÇA INDEPENDENTE DOS GRUPOS DE APOIO